RN se mobiliza contra a Aftosa

A Febre Aftosa foi pauta de reunião que aconteceu na manhã dessa quarta-feira (04), com o objetivo de debater as estratégias e o cronograma de atividade para combater a doença. Reuniram-se profissionais do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN – IDIARN, e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN – EMATER, que está se unindo ao IDIARN para garantir um maior número de fiscais envolvidos no planejamento, e, consequentemente, o cumprimento do cronograma de atividades contra a Aftosa.

Durante o encontro foi debatida a continuidade de uma serie de ações que se deu inicio no mês de fevereiro do corrente ano, quando, na época, foi iniciada a migração dos dados dos produtores e propriedades com base nas declarações de vacinação das campanhas contra a Febre Aftosa de maio e novembro de 2011. 40% dos dados já foram migrados e estão enquadrados conforme as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Foram convocados 200 profissionais (fiscais, agrônomos e veterinários), sendo 80 do IDIARN e 120 DA EMATER, para as etapas que consiste no treinamento de técnicos para a operacionalização do novo Sistema de Integração Agropecuária – SIAPEC, e para o recadastramento dos dados que precisam ser atualizados, e, assim, o Estado enquadre 100% dos dados cadastrados no SIAPEC.

Após a vacinação de Maio deste ano, os dados do SIAPEC referente aos produtores e propriedades serão novamente atualizados, incluindo, desta vez, o Rebanho. Concluída essa etapa, o Estado convidará o MAPA para uma auditoria, seguindo o inquérito sorológico.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte autorizou um crédito suplementar no valor de mais de meio milhão de reais, sendo R$ 260 mil para a EMATER e R$ 260 mil destinados ao IDIARN, órgãos que coordenarão esse processo que tem como meta superar a atual restrição de trânsito animal do Estado, e levar o RN para o status de “Zona Livre com Vacinação”.

O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, dirigindo-se aos funcionários convocados do IDIARN e da EMATER, disse que o momento é de unir forças. “Nós estamos convocando vocês, que são os agentes principais desse trabalho que tem como objetivo elevar o status do nosso Estado em relação à Aftosa, a unirmos as nossas forças e trabalho, para mostrar que é possível alcançarmos essa meta. A população espera de nós que fazemos a Agricultura do Rio Grande do Norte, o cumprimento dessa missão”, disse Betinho.

 

Deixar um comentário