Colegiado das Assembleias discute dívida dos estados

A renegociação da dívida dos Estados foi o principal assunto  da reunião do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas realizada na tarde desta quinta feira, na programação da XVI Conferencia anual da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, no centro de convenções de Ponta Negra.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ricardo Motta-PMN, ficou decidido que haverá uma mobilização dos presidentes das Assembleias para uma audiência em Brasília no Senado e na Câmara, para que seja encontrada uma solução.

“Não há condições de se pagar essa dívida. Essa é a grande preocupação de todos. É preciso que a dívida seja renegociada de forma que os estados fiquem com algum recurso para investimento. Uma das ideias discutidas é no sentido de que seja paga uma parte e fique outra parte para investimentos”, afirmou.

O presidente do Colegiado, deputado Dinis Pinheiro-MG disse que atualmente a dívida está em torno de 400 bilhões de reais para os 25 estados. Segundo ele, essa dívida era de 140 bilhões em 2000.

“Está havendo uma relação de agiotagem entre a União e os estados. Em 10 anos foram pagos 140 bilhões e a dívida ainda gira em torno de 400 bilhões. Essa é uma dívida impagável e injusta”, afirmou.


Deixar um comentário