Eventos paralelos à conferência da Unale destacam direitos humanos, energia e meio-ambiente

Nos eventos simultâneos à XVI Confederação Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que será aberta oficialmente nesta quarta-feira (30) às 20h, o destaque durante a parte do dia são os trabalhos das comissões da Confederação Parlamentar das Américas (Copa) e da Secretaria de Mulheres da Unale.

A situação dos mais de cinco mil haitianos que vieram para o Brasil desde que o terremoto assolou o país, em 2010, será o assunto principal da reunião Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Seguridade Social (9h às 12h). Dessa reunião sairá um documento, no qual a Unale irá propor medidas à Organização das Nações Unidas (ONU) pela reconstrução do país, para que os filhos daquela terra não tenham que sair a outros destinos a fim de refazer suas vidas.

Nesta quarta-feira outro evento será a reunião da Secretaria de Mulheres da Unale, presidida pela deputada Conceição Vieira (SE) e que terá participação do presidente da Unale, deputado José Luis Tchê (AC) e da vice-presidente da Confederação Parlamentar das Américas, deputada Zulma Goméz.

A deputada Zulma Goméz, representante do México para a América do Norte na Copa, também fará a palestra Mulheres na Política – Desafios e experiência, para tratar da baixa representatividade das mulheres nas esferas políticas.

Outra reunião, da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tratará de questões relativas à energia e o Rio Grande do Norte, por seu potencial como matriz energética, é diretamente interessado nas discussões. O tema será retomado à tarde,com a palestra Energias renováveis, pelo ex-ministro das Minas e Energia, Shigeaki Ueki e o diretor do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias (Cerne), Jean-Paul Prates. Também debaterão este tema deputada federal Perpétua Almeida (AC), o direto de campanhas do Greenpeace Brasil, Sérgio Leitão; o senador Randolfe Rodrigues (AP) e o secretário de Indústria e Comércio do Acre, Edivaldo Magalhães.

Programação

A agenda da quinta-feira (31/05) terá palestra do governador Eduardo Campos, de Pernambuco, do economista Ricardo Amorim “Brasil – desafios e oportunidades nesta década”. Em seguida, o ex-ministro Shigeaki Ueki expõe “Evolução da matriz energética” e o governador Marcelo Déda, de Sergipe, faz a palestra “Energia para nacionalização da indústria de fertilizantes e desenvolvimento do agronegócio”.

A Revisão do Pacto Federativo será debatida a seguir, com a participação do senador e ex-governador do Paraná, Roberto Requião; da coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli; do ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel; do conselheiro do TCU de Minas, Sebastião Helvécio; da deputada estadual Aspásia Camargo (RJ); do membro da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), João Pedro Casarotto e do professor de Marketing Silvio Teitelbaum.

Nas reuniões preparatórias para o evento, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta, mostrou o quanto a cidade de Natal está preparada tanto para receber os parlamentares de todo o Brasil o quanto cidadãos do mundo inteiro no Mundial de 2014. “Foi no ano passado, na conferência de Santa Catarina que buscamos este desafio e hoje estamos preparados para receber este evento e também a Copa do Mundo. Agradeço a todos os parceiros, ao governo do Estado que também nos apoia nesta empreitada”, enfatizou.

Para o presidente da Unale, José Luis Tchê, o encontro tem temas de abrangência nacional e que interessam a todos os Estados. “Teremos aqui em Natal grandes nomes da economia, política, meio ambiente e do esporte para discutir os rumos do nosso país. Tenho certeza que esta será a maior e a melhor conferência já realizada pela Unale. Agradeço à Assembleia do Rio Grande do Norte, aos patrocinadores, aos que nos apoiam na realização desta, que é a maior conferência de parlamentares realizadas na América do Sul”, afirma.

“Com este evento, vamos promover intercâmbio entre os legislativos de todo o Brasil e abordar assuntos importantes, como a Copa do Mundo e as Energias Renováveis, que têm total relação com nosso Estado. 2012 é o ano estabelecido pela ONU como o ‘ano internacional da energia sustentável para todos’. Os participantes terão acesso a uma conferência com muito conteúdo e também poderão aproveitar tudo o que o RN tem para oferecer aos seus visitantes”, afirmou o deputado Gustavo Fernandes, presidente da comissão organizadora.

Deixar um comentário