TRE -RN:Juiz Nilson Cavalcanti toma posse como membro titular da Corte Eleitoral do Rio Grande do Norte

Diante de um plenário lotado de colegas do Judiciário, amigos e familiares, tomou posse na tarde desta terça-feira (15) o juiz de Direito Nilson Roberto Cavalcanti de Melo como membro efetivo da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A cerimônia foi presidida pelo desembargador Saraiva Sobrinho, que saudou o novo membro da Corte com efusividade e admiração.

Estiveram no plenário, além de amigos e familiares do magistrado, os desembargadores Virgílio Fernandes de Macedo Júnior, João Batista Rodrigues Rebouças, Expedito Ferreira de Souza (representando a presidência do TJRN), Amilcar Maia, Dilermando Mota, Aderson Silvino e Zeneide Maria, bem como o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Valério Mesquita, o ex-governador do Estado do Rio Grande do Norte Lavoisier Maia, os juízes substitutos da Corte do TRE Artur Cortez Bonifácio e Manuel Maia, e os ex-juízes da Corte Roberto Guedes e Marcos Duarte. A senhora Sonia Cavalcanti, mãe do juiz empossado, foi convidada a vestir a toga do novo juiz da Corte, que prestou compromisso e assinou termo de posse lido pelo Diretor-geral em substituição do TRE/RN, Tibério Graco Diniz.

As boas-vindas da Corte ao magistrado foram dadas em discurso feito pelo juiz Nilo Ferreira, que destacou como características marcantes do colega a sua “dedicação às amizades, sem a corrupção de interesses”. Nilo Ferreira ainda lembrou que conheceu o magistrado justamente em um pleito municipal, em 1996, na Comarca de Apodi, quando Nilson Cavalcanti lhe deixou uma marca de retidão e integridade na lembrança. E terminou sua fala declarando: “Esta Casa já é sua, já lhe é familiar”, em referência ao período em que o doutor Nilson Cavalcanti atuou como juiz substituto da Corte Eleitoral potiguar.

O procurador Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior, começou sua fala com uma advertência: “é preciso que os críticos do Judiciário saibam que esse Poder é composto por uma imensa maioria de servidores e juízes sérios”, destacando a probidade pela qual o juiz Nilson Cavalcante é conhecido. “Será uma verdadeira honra e orgulho trabalhar com Vossa Excelência, seja muito bem-vindo”, concluiu o procurador.

O advogado Paulo Eduardo Teixiera, presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, também deu as boas-vindas ao novo juiz do TRE lembrando que a Justiça Eleitoral teve um papel decisivo na vida política brasileira no período pré-redemocratização. “A Eleição é uma forma pela qual se opera a democracia”, citou o advogado, para concluir: “a advocacia saúda Vossa Excelência, e tem confiança em V. Exa, por suas posições e convicções”.

O magistrado Nilson Cavalcanti, em seu discurso, disse que lhe conforta estar num Tribunal tão destacado no cenário nacional. “Sabemos que a missão será árdua, mas sabemos também que jamais estaremos sozinhos”, declarou, mencionando que contará com o apoio do Presidente,  desembargador Saraiva Sobrinho, do vice, desembargador Vivaldo Pinheiro, e dos colegas da Corte Eleitoral. “É imensa a minha satisfação pelo futuro convívio. Espero que esta caminhada seja prazerosa, e que possamos comemorar os sucessos”, destacou o empossado, concluindo seu discurso com um sincero agradecimento a todos aqueles que contribuíram em sua trajetória.

O desembargador Saraiva Sobrinho encerrou a cerimônia, dando as boas-vindas ao novo membro da Corte ao lado do também desembargador Amílcar Maia, que substituiu o corregedor Vivaldo Pinheiro na sessão solene.

Deixar um comentário