Motta abre workshop de TV digital

Entre os eventos simultâneos da programação da XVI Conferência Anual na União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), foi realizado na tarde desta quarta (30) o Workshop Regional sobre TV Digital – Nordeste, aberto pelo deputado Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa do RN. Promovido pela Astral – Associação Brasileira de Rádios e TVs Legislativas – o workshop discutiu com representantes de vários estados brasileiros e técnicos especialistas na tecnologia digital o papel desses veículos no atual cenário da comunicação brasileira.

O objetivo foi tirar dúvidas a respeito dos canais digitais das TVs Assembleia e TVs de Câmaras Municipais, dentro do sistema de multiprogramação, pelo qual o mesmo canal pode ser dividido em quatro. Este sistema já está em operação e vai levar a grande parte da população brasileira informações sobre o Legislativo federal, estadual e municipal.

“Como legislador, sei da relevância da produção desse conteúdo para a população. Vou às ruas e recebo do povo o feedback imediato das Sessões Plenárias e de outros eventos que eles vêem na TV Assembleia”, relatou Motta.

Atualmente há dois processos da Assembleia Legislativa em tramitação no Ministério das Comunicações: um sobre a ampliação do sinal aberto da TV Assembleia e outro sobre a abertura do sinal da Rádio Assembleia que hoje funciona apenas via web.

A experiência do RN

Diretora da TV Assembleia, Geórgia Nery falou sobre o atual conteúdo veiculado pela televisão: “Temos mais de vinte programas em nossa grade, entre eles dois jornais diários e quatro boletins informativos, além dos eventos da Casa. Somos 40 funcionários, entre técnicos e jornalistas e aprendemos a otimizar o nosso tempo e espaço físico. Hoje temos cerca de 10 mil horas de imagens públicas de qualidade que, além de veiculadas, podem vir a formar um importante acervo imagético do nosso estado”.

A TV Assembleia do Rio Grande do Norte começou a operar em outubro de 2003. Atualmente seu sinal aberto chega a Natal e Região Metropolitana, Lagoa Nova e Pau dos Ferros; com processo de implantação em Santa Cruz, Nova Cruz, Assu, Mossoró, Currais Novos e Caicó. A meta é levar a transmissão a todos os 167 municípios do estado.

Na quinta (31), será lançado o primeiro número da “Revista da Astral”, com informações a respeito da expansão do sinal de TV digital em todo o país e sobre a rede nacional de emissoras legislativas em formação.

A XVI Conferência Anual na União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale) já é considerada pela entidade nacional como o maior de sua história. Cerca de 400 deputados de todo o Brasil e 25 delegações de parlamentares internacionais estão em Natal para participar do encontro.

Deixar um comentário