Parlamentar viaja ao RJ para participar de oitivas da CPI do Tráfico de Pessoas

O senador Paulo Davim (PV-RN), que é vice-presidente da CPI do Senado Federal sobre Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas, estará no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 14 de maio, para participar de oitivas na Polícia Federal. Participarão também das oitivas que investigam casos de tráfico da pessoa humana, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente da Comissão e a relatora, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA). A CPI do Tráfico de Pessoas foi instalada no dia 27 de abril do ano passado. Esta Comissão do Senado foi criada com o objetivo de investigar o tráfico nacional e internacional de pessoas no Brasil, suas causas, consequências, rotas e responsáveis, no período de 2003 e 2011. Ao final das investigações, a CPI deverá ter passado por 12 cidades: Manaus (AM), Salvador (BA), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Macapá (AP), Goiânia (GO), Recife (PE), Natal (RN) e São Paulo (SP). Em Natal, a audiência pública com a CPI do Tráfico de Pessoas, será na Assembleia Legislativa, no dia 28 de maio.

Senador faz apelo aos gestores municipais para prazo de entrega dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos

O senador Paulo Davim (PV-RN) ocupou a tribuna do Senado esta semana para falar de um problema que afeta boa parte do mundo e do Brasil: o desafio da destinação adequada e sustentável dos seus resíduos sólidos e líquidos. Um dos destaques do seu pronunciamento diz respeito ao fato de que aPolítica Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que os Estados e os municípios brasileiros têm até agosto desse ano para entregar ao Ministério do Meio Ambiente um plano que dê destino correto ao lixo sólido, com o objetivo claro de acabar com os lixões, sobretudo nas grandes cidades. “E ai eu chamo atenção, em sendo o prazo até agosto, os administradores municipais têm pouco mais de dois meses para promoverem a entrega deste Plano que dá destino dos resíduos sólidos ao Ministério do Meio Ambiente”, alertou o senador. Nos dados apresentados por ele em seu pronunciamento, falou quem em 2011 foram 62 milhões de toneladas de lixo, um crescimento de 1,8 ponto percentual a mais que 2010. “A pesquisa da Abrelpe mostra que, diariamente, cada brasileiro produziu 223 gramas de lixo no ano passado. Desse total 10% não foram coletados, o equivalente a 6,2 milhões de toneladas, literalmente jogados ao vento, nos bueiros ou nos nossos mananciais. Um dado ainda mais preocupante é o de que quase a metade desse montante, 42% do lixo coletado não tem destinação adequada. Mantendo parados os mesmos percentuais de 2010”, disse o senador.

Senador Paulo Davim é contrário à utilização de bebidas alcoólicas nos estádios durante jogos da Copa 2014

O líder do Partido Verde no Senado Federal também falou na tribuna do Senado que recebeu esta semana em seu gabinete uma Comissão de promotores e procuradores os quais falaram de sua preocupação com a Lei Geral da Copa 2014 no que diz respeito à liberação do uso de bebida alcoólica nos estádios durante os jogos. Aos colegas senadores, Paulo Davim externou sua solidariedade aos promotores e procuradores, alegando que também é contrário ao uso de bebidas alcoólicas durante os jogos do Mundial 2014. “Faço um apelo aos colegas senadores sobre essa temática. Devemos seguir o exemplo de outros países. Liberar a bebida alcoólica seria a meu ver, um retrocesso”, disse ele.

 

Deixar um comentário