Ações do Pronaf são destaque no RN Agora desta segunda-feira

O Governo do Rio Grande do Norte avança com o trabalho para melhorar a vida dos agricultores familiares. No programa RN Agora desta segunda-feira (11), a governadora Rosalba Ciarlini fala dos benefícios para as pessoas que participam do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

“Esse é um momento difícil para os agricultores familiares. Estamos vivendo uma grande estiagem, mas é o momento também de criar condições para que possamos fazer ações emergenciais e estruturais. Essa semana, em parceria com o Governo Federal, entregamos para 26 municípios, máquinas retroescavadeiras que vão atender aos agricultores familiares”, afirmou a Governadora. Essas máquinas serão usadas para realizar obras importantes para os agricultores familiares, como a construção de pequenas barragens subterrâneas que fazem parte dos esforços do Governo do RN para garantir o abastecimento de água durante a seca.

A Governadora falou também da entrega de novos títulos de terra para os agricultores. “Com esse título da terra, o agricultor pode acessar todos os programas do Governo Municipal, Governo Estadual e do Governo Federal, ter direito a créditos. Sem o título, infelizmente ele fica a margem de todas essas ações. Então a nossa preocupação é que todos possam receber o seu título. Estivemos na cidade de Apodi entregando mil títulos de terra naquela região. E na solenidade com o Ministro da Agricultura, também entregamos os títulos às famílias de Rio do Fogo e de outras regiões, dando a elas a garantia de que podem ser de fato e de direito os donos da sua terra e ter acesso a todas as ações do nosso Estado, do Governo Federal e dos municípios voltados para os agricultores familiares”.

As ações dos Governos, as entregas das máquinas e dos títulos de posse fazem parte da política de desenvolvimento do campo do Governo Estadual, através de ações para fortalecer a produção por meio de obras de abastecimento de água. “Nós estamos agora construindo cerca de seis mil cisternas num programa que vai chegar a 18 mil. Além de outras ações com poços, com dessalinizadores, com barragens submersas, tudo para diminuir essa dificuldade que é enfrentada principalmente nos momentos de estiagem e fortalecer a agricultura sustentável e gerar oportunidades de trabalho e renda nas comunidades rurais”, afirmou a Governadora.

Rosalba Ciarlini finalizou o programa anunciando que o Garantia Safra terá o pagamento da primeira parcela em junho e o cadastramento da Bolsa Estiagem já começou para as famílias que não tem direito a Garantia Safra possam receber a primeira parcela.

O programa RN Agora vai ao ar de segunda a sexta, às 7h, em rádios de Natal e do interior do Rio Grande do Norte. Ele também pode ser ouvido no site oficial do Governo do Estado:www.rn.gov.br, onde também é disponibilizado para download.

Clique aqui e ouça o programa RN Agora de hoje.

Deixar um comentário