Comitê Estadual de Combate à Seca se reúne mais uma vez

Reunião da seca Foto:Ivanizio Ramos

Dando continuidade as reuniões semanais, o Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca se encontrou mais uma vez com a governadora Rosalba Ciarlini na noite desta segunda-feira (18) para fazer um balanço das ações realizadas por cada órgão e avaliar as necessidades e prioridades para amenizar os estragos causados pela estiagem.

A governadora Rosalba Ciarlini comunicou que uma das ações prioritárias no momento é equipar os poços existentes. Segundo dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), existem cerca de 920 poços perfurados no Estado, mas inutilizados por falta de equipamentos. “vamos dar prioridade aos poços comunitários”. A Governadora disse ainda que solicitou ajuda do Governo Federal para equipar os poços, mas ainda não obteve resposta, e que vai usar recursos próprios para agilizar a ativação de alguns poços.

O Tenente Coronel BM Acioli, coordenador Estadual de Defesa Civil (Cedec), mais uma vez cobrou agilidade dos prefeitos para a criação das coordenadorias municipais de Defesa Civil. “Pelo menos o número de municípios que já criaram as coordenadorias passou para 74”, informou. Na semana passada eram 66 os municípios que tinha suas coordenadorias. Cel Acioli disse que alguns prefeitos deram entrada no processo de criação, mas falta documentação. “Estamos disponíveis para tirar todas as dúvidas e no nosso site o prefeito encontra todas as informações para a criação da coordenadoria”, ressaltou. O site da Defesa Civil pode ser acessado através do site da Sejuc (www.sejuc.rn.gov.br). “Volto a lembra que se as prefeituras não agilizarem o processo de criação das coordenadorias municipais elas não poderão solicitar o Cartão de Pagamento de Defesa Civil, o que inviabilizará o recebimento do auxílio financeiro do Governo Federal”, concluiu.

Rodrigo Fernandes, secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária informou que no início de agosto estará entregando mais 300 títulos de terra em Apodi e 130 no município de Bodó, “que corresponde a mais de 90% da área de posse”. Com esses títulos o agricultor pode ter acesso às políticas públicas, como financiamentos para investir na sua terra. “É uma oportunidade de o agricultor investir naquilo que ele mais precisa no momento que é o acesso à água”, finalizou Rodrigo.

O Comitê foi criado no início de maio deste ano, a partir de Decreto publicado no Diário Oficial do Estado, e conta com representantes de diversos órgãos a nível municipal, estadual, federal e entidades ligadas à agricultura. As reuniões são realizadas todas as segundas-feiras, na Governadoria

Deixar um comentário