Vitória da Educação: aprovado parecer do Plano Nacional de Educação

O relator, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), fixou o índice em 8% do PIB.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) comemorou a aprovação do parecer do deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR) sobre o Plano Nacional de Educação. A votação foi realizada, há pouco, após um intenso debate na Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10).

“O Plano foi amplamente debatido com os movimentos sociais vinculados ao setor da educação. Ele reflete boa parte das deliberações aprovadas na Conferência Nacional de Educação. Traz avanços, por exemplo, no que diz respeito à universalização e ampliação do atendimento escolar da creche a pós- graduação e a valorização da carreira do magistério”, afirma Fátima.

A deputada Fátima foi a parlamentar que mais apresentou emendas ao PL 8035/10, mais de 500, cuja maioria foi acatada pelo relator. Dentre elas, está a que trata da valorização do magistério ao equiparar o rendimento médio destes profissionais ao rendimento dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

Fátima acrescenta que na Meta 17 está incluído a criação de um fórum permanente para acompanhar a atualização progressiva do valor do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

Os destaques deverão ser analisados no dia 26 de junho.

Deixar um comentário