Conselho de Educação Física é homenageado na Assembleia Legislativa

FOTOS: Moraes Neto

Na sessão solene pelos 10 anos de fundação do Conselho Regional de Educação Física da 10ª região (PB-RN), proposição do deputado Hermano Morais (PMDB), foram homenageadas pessoas e instituições que contribuíram para a sua história. Hermano Morais não pôde comparecer, devido a uma cirurgia e seu pronunciamento foi lido pelo colega Fábio Dantas (            PHS).

“Os parabenizamos pela batalha diária em busca da qualidade de vida e do bem estar da nossa população. Mas também pelos catorze anos de regulamentação da profissão de Educador Físico e a valorização, reconhecimento e evolução desse profissional”, disse. O dia primeiro de setembro é o Dia do Profissional de Educação Física.

O conselho da 10ª região conta hoje com a participação de mais de seis mil profissionais registrados, (sendo 2.700 no RN) e tem se dedicado a projetos que beneficiam o profissional e a sociedade.

O presidente do conselho, Francisco Borges de Araújo, disse que os grandes eventos como as Olimpíadas deveriam privilegiar as pessoas e não somente as medalhas: “Esses eventos privilegiam uma elite de habilidosos mas outros tem habilidades a serem desenvolvidas através do corpo”, disse. Francisco Borges chamou a atenção para que o poder público estimule a prática esportiva gratuita na população, com atividades em praças públicas devidamente acompanhadas pela presença de um profissional.

O discurso de Hermano Morais, proferido por Fábio Dantas, citou como conquista o reconhecimento da população sobre a necessidade de se praticar atividade física de forma orientada.

Francisco Borges citou a presença de 350 mil profissionais registrados em todo o Brasil: “É seguramente o sistema que mais cresceu. O professor de Educação Física é o legítimo responsável, pois são eles quem tem o conhecimento adquirido nas instituições de ensino superior e a competência”, disse, sugerindo que as escolas criem um canal de diálogo para se pensar em “Olimpismo e não somente na contagem de medalhas”. A presidente da seccional RN, Elizabete Tinoco, disse que num país com metade da população em sobrepeso, a educação física de qualidade tem que ser conduzida por um professor com essa formação.

Deixar um comentário