Candidatos à direção das escolas estaduais devem participar de formação

A Secretaria de Estado da Educação promove nestes dias 20 e 21 de setembro, curso de formação de gestores para os candidatos à direção das escolas estaduais no biênio 2013/2014. Essa é a primeira vez em que o curso é oferecido aos concorrentes antes das eleições, como forma de ampliar a compreensão do papel do gestor. Aqueles que não participarem da formação, que é organizada pela Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação, da SEEC, não poderão concorrer.

Os gestores que vão exercer os cargos de diretor e vice-diretor das escolas serão eleitos pelos servidores efetivos e alunos maiores de 12 anos das unidades. As eleições ocorrerão nos dias 17 de outubro (8ª, 13ª e 15ª DIRED), 18 de outubro (11ª, 12ª, e 14ª DIRED), 30 de outubro (7ª, 9ª e 10ª DIRED), 06 de novembro (2ª, 3ª e 4ª DIRED), 08 de novembro (5ª, 6ª e 16ª DIRED) e 13 de novembro (1ª DIRED).

O processo eleitoral será realizado através de um programa de computador específico para esse fim, e os resultados serão divulgados nas próprias escolas, nos mesmos dias das votações. Responsável pela organização, controle e monitoramento das eleições, a comissão eleitoral é composta por representantes da Secretaria de Educação, Associação Nacional de Administração Escolar – AMPAE, Associação Potiguar de Estudantes Secundaristas – APES, e Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE.

As inscrições para o processo ocorrerão nas unidades de ensino até 30 dias antes das eleições. Já os candidatos devem pertencer ao quadro efetivo da escola, por no mínimo dois anos ininterruptos, possuir licenciatura em educação e não ter processo administrativo algum no setor público, além de participar do curso de formação, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no Praiamar Hotel, em Natal. Nomeação e posse dos eleitos estão previstas para o final de novembro.
Durante o mandato de dois anos, os eleitos serão responsáveis pela articulação da comunidade escolar, pelo gerenciamento dos recursos financeiros e responderão por todos os atos administrativos da escola.

Deixar um comentário