Caos em Canguaretama: Deputada Gesane e prefeita eleita Fátima Marinho procuram Ministério Público

Depois de expor a situação caótica de Canguaretama, após o resultado das Eleições 2012, em plenário, na Assembleia Legislativa do RN, a deputada estadual Gesane Marinho (PSD) esteve nesta quinta-feira (18), juntamente com a prefeita eleita Fátima Marinho (PSD) e uma das profissionais demitidas pela atual gestão municipal, no Ministério Público para pedir celeridade para o caso ao Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto. “Diversos profissionais de áreas essenciais, como Saúde, Educação, Segurança (Guarda Municipal) e Assistência Social, além de já estarem com salários atrasados, agora estão sendo demitidos e, com isso, a população não está mais contando com seus serviços”, relatou Gesane. Elas também entregaram um relatório de toda a situação para o Procurador, que afirmou que vai mobilizar os promotores para verificarem, inclusive, se casos como este se repetem em outros municípios do Rio Grande do Norte.

Uma comissão formada pelos profissionais da Saúde pública municipal de Canguaretama procurou o gabinete da deputada para denunciarem as demissões em massa e sem justificativa na área da Saúde, que estão acontecendo no município. “Das 13 equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) existentes no município, apenas a metade está funcionando, porque a outra metade foi demitida. Sem médicos, não há como se obter, por exemplo, a prescrição para se comprar remédios”, diz.

Mais de 50 profissionais já perderam seus empregos, comprometendo serviços básicos para a população, que está sendo obrigada a procurar as cidades vizinhas, como Vila Flor e Goianinha. Até mesmo, profissionais grávidas foram demitidas pelo atual gestão municipal, que já não conta, nem mesmo, com secretários municipais – exonerados. Os profissionais relataram ainda que não há recursos humanos e nem material para se trabalhar e que, enquanto isso, o prefeito Wellinson também não comparece ao município. Eles também formalizaram denúncia no Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Na Educação, a situação não é diferente. Nas escolas municipais, já foram dispensados coordenadores e vice-diretores e, em algumas, até mesmo, diretores, o que demonstra que as instituições escolares ficarão sem comando até o final de 2012. Além disso, os ônibus escolares estavam suspensos até a semana passada.

Deixar um comentário