Ricardo Motta recebe comitiva alemã e destaca benefícios da parceria econômica para o RN

Na audiência (25) com a comitiva de alemães do Estado Renânia Palatinado, nesta quinta-feira (25), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), disse que se sentia feliz e honrado pelos objetivos (parcerias econômicas com o RN) estarem sendo concretizados e reafirmou o compromisso da Casa em apoiar e facilitar cada vez mais a instalação de indústrias, fábricas e fortalecer os novos intercâmbios comerciais entre as duas federações.

“São notícias muito boas para o Rio Grande do Norte o estreitamento dessas parcerias. A Renânia é um estado com grande potencial econômico e industrial e aqui temos os recursos naturais, de modo que será uma cooperação mútua”, disse o presidente da ALRN. Na ocasião, Ricardo Motta mencionou a importância de união dos legisladores e citou o sucesso do evento que a ALRN foi anfitriã, o XVI Encontro Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), que congregou cerca de duas mil pessoas e parlamentares de doze países.

A ministra da economia e vice governadora da Renânia Palatinado, Eveline Lemike, enfatizou que as negociações com o Rio Grande do Norte, em detrimento da que foi iniciada com outros estados brasileiros avançaram graças a vários diferenciais, como a questão cultural, o potencial de recursos naturais em matéria prima e energia e o fato dos alemães priorizarem as “tecnologias verdes” nos processos industriais.

A ministra disse que na visita anterior dos alemães ao RN, quatro das 16 empresas participantes fecharam negócios da ordem de 200 milhões de euros e que nesta visita de hoje o grupo contava com 17 empresários, que vieram participar da rodada de negócios promovida em conjunto com o governo estadual: “Com a globalização os países e os continentes cada vez mais precisam criar estratégias e parcerias para se sobressair. Nós temos muita tecnologia e uma produção industrial forte e o Rio Grande do Norte muitos recursos que podem ser amplamente utilizados”, disse.

À noite, o presidente Ricardo Motta irá participar juntamente com a governadora Rosalba Ciarlini e outras autoridades, da solenidade de assinatura do contrato entre as empresas GKM, Agrocience e o CTgasER para doação, financiada pelo governo alemão, de máquina de tratamento de água por energia solar para um projeto piloto.  Na ocasião será descerrada placa alusiva à abertura da primeira indústria alemã no RN. O evento acontecerá no Olimpo Recepções, as 20h.

Comitiva

Durante a audiência, realizada no gabinete da presidência, o interlocutor dos deputados alemães foi o presidente da Assembleia Legislativa do Estado alemão, deputado Joachim Mertes, que ressaltou as boas perspectivas para os dois estados após a reunião com a governadora Rosalba Ciarlini, onde novas metas foram traçadas.  O deputado ressaltou o papel do poder Legislativo: “É importante para o desenvolvimento tanto da democracia, dos direitos humanos e até da questão do desenvolvimento econômico. Para nós é uma honra estarmos aqui”, disse.

Do RN os deputados Tomba Farias (PSB) e Poti Júnior (PMDB) também participaram do encontro. Os parlamentares alemães presentes foram Hans-Josef Bracht (Partido – CDU), Jens Guth (Partido – SPD) e Dr. Bernhard Braun (Partido – BÜNDNIS 90/DIE GRÜNEN). Ainda integravam o grupo o presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Koblenz – Renânia Palatinado, Manfred Sattler, o diretor do Banco de Investimento e Desenvolvimento do Estado ISB

Dr. Ulrich Link, o coordenador do Ano da Alemanha no Brasil Claudio Struck e representantes das empresas: Mage Holding, GKM Ingenieure, Heinrichs & Co. KG, Investitions- und Strukturbank – ISB, Pallmann Maschinenfabrik GmbH & Co. KG, Plan Optik AG, RLP AgroScience GmbH, Sektkellerei Schloss Wachenheim AG, TMP Meurer Gruppe, Zobel Chemie GmbH, Bonowi GmbH,, BPD Business process & decision GmbH, Brawoliner Karl Otto Braun GmbH & Co. KG, Cara Chemie, Eckstein GmbH e Halberg Maschinenbau

Deixar um comentário