Síndrome de Down: ALRN apresenta projeto de inclusão em congresso nacional

FOTO: João Gilberto

A iniciativa pioneira da Assembleia Legislativa de inclusão de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho será apresentada, em Recife, no VI Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down, que está sendo realizado de 11 a 13.  Criado pelo presidente Ricardo Motta (PMN), o projeto será apresentado nesta sexta-feira (12), no painel Experiência Inclusiva no Legislativo, às 15h, coordenado pelo deputado Guilherme Uchoa, presidente do legislativo pernambucano.

A experiência bem sucedida será apresentada pelo vice-presidente da ALRN, deputado Gustavo Carvalho (PSB) e em paralelo serão exibidos dois videos, um com depoimentos dos três jovens (Manuela Nely de Lima Araújo, 27, Kalina Santos Falcão, 22 e Filipe Medeiros Ramos, 24) que trabalham na casa e desempenham suas funções no Cerimonial e Plenário e um vídeo institucional.

O convênio com a Associação Síndrome de Down (ASD/RN) e com a Associação de Pais Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil (APABB) foi assinado pelo deputado Ricardo Motta em agosto de 2011. Em 2010, quando ainda primeiro secretário da Assembleia, o deputado promoveu uma audiência pública para debater os desafios enfrentados por pais e pessoas com síndrome de down. Em 2011, mais uma vez, o parlamentar, já na condição de presidente do Legislativo potiguar, recebeu da Associação Síndrome de Down do RN a solicitação de realização de uma nova audiência pública.

Para o presidente da Assembleia, a experiência vem alcançando os seus objetivos: “A convivência dos servidores e deputados estaduais com Manuela, Kaline e Felipe tem sido excelente, há uma troca e aprendizado diário e eles são muito eficientes e queridos”, disse Ricardo Motta.

Deixar um comentário