Decisão do TRE-SP pode acabar com o drible ‘de pai pra filho’

Deu no Blog Thaisa Galvão

Decisão do TRE de São Paulo, caso seja mantida pelos órgãos superiores, vai gerar jurisprudência e acabar com a festa de muitos eleitos no Rio Grande do Norte.

O que o TRE-SP entendeu como ‘drible na Lei da Ficha Limpa’, foi a substituição da mãe pela filha, a poucas horas da eleição.

Assim: mão-candidata, ficha suja, arriscada a ganhar e não levar….noite de sábado, véspera de eleição, sai o nome dela e entre o de uma filha.

Quando o povo foi votar, votou na mãe, já que a urna eletrônica não tinha como ter sido modificada de madrugada…mas elegeu a filha.

Muitos sem nem tomar conhecimento.

O caso em questão aconteceu no município paulista de Euclides da Cunha.

A população votou em Maria de Lurdes Teodoro Lima (PMDB), prestes a ser barrada pela nova lei de inelegibilidade…mas elegeu Camila Lima (PR), filha de Maria de Lourdes.

De acordo com notícia no site Congresso em Foco de hoje, para o procurador regional eleitoral de São Paulo, André de Carvalho Ramos, medidas como essa são apenas um exemplo de “drible” enfrentados pelos procuradores durante o período das eleições.

“Estamos muito satisfeitos. Dentro do nosso planejamento, tínhamos como objetivo combater até o último fio de cabelo esse drible na ficha limpa”, afirmou ele em entrevista aoCongresso em Foco.

Para André, a substituição de candidatos é válida. Mas, feita de última hora, significa esvaziar os efeitos da lei, uma vez que parece haver uma clara intenção de ludibriar o eleitor.

“Agora, há o direito à boa governança. Há um filtro, que não permite candidatos que tenham características de vida pregressa incompatíveis com esses filtros. A finalidade da Lei da Ficha Limpa ficaria totalmente esvaziada porque bastaria ao candidato barrado ser substituído, na última hora, por alguém de sua confiança, um filho, uma filha, um marido, uma esposa”, diz.

Em São Paulo foram localizados 7 casos como este.

Já no Rio Grande do Norte…ninguém contou…

Deixar um comentário