Emater-RN celebra amanhã o Dia Nacional do Extensionista Rural

Por Assessoria de Imprensa Emater-RN

Nesta quinta-feira, 6 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional do Extensionista Rural. Para homenagear esses profissionais, será realizado, a partir das 9h, na sede estadual da Emater-RN (no Centro Administrativo), uma celebração ecumênica, seguida de uma solenidade com a presença de várias autoridades e coquetel para os servidores da instituição, entre ativos e aposentados. A homenagem é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape-RN) e Emater-RN, e da Associação dos Servidores da Emater-RN.

Os extensionistas rurais são profissionais de diversas áreas de atuação que levam ao homem do campo conhecimentos técnicos aplicáveis na agricultura, na pecuária ou em atividades não agrícolas, garantindo desenvolvimento social e econômico na zona rural. São extensionistas rurais os técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, veterinários, zootecnistas, nutricionistas, assistentes sociais, pedagogos, economistas, administradores, entre outros profissionais, que atuam direta ou indiretamente junto aos agricultores familiares.

O Dia Nacional do Extensionista Rural foi instituído pela Câmara dos Deputados através do Projeto de Lei 2191/2007. A data foi escolhida por coincidir com o dia da criação da primeira instituição de extensão rural no Brasil, em 1948, a Associação de Crédito e Assistência Rural de Minas Gerais (Acar).

Os extensionistas rurais atuam na Emater-RN nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, auxiliando na execução de políticas públicas importantes para o desenvolvimento no campo, e diminuindo o êxodo rural para os grandes centros.

Deixar um comentário