Emater-RN conclui capacitação de monitores escolares em 2012

Por Assessoria Emater

A Emater-RN realizou nesta manhã, dia 14 de dezembro, no auditório da instituição, o encerramento da capacitação de 28 monitores e coordenadores do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação. Eles atuam em escolas públicas e darão seguimento ao projeto de hortas pedagógicas em 28 unidades de ensino de Natal em 2013. O projeto beneficia em média 10 mil alunos de 2 a 16 anos de idade. Durante a confraternização, esta manhã, os monitores participaram de uma dinâmica de grupo e assistiram a apresentações culturais.

Cada escola pública é representada por um monitor que, durante o ano de 2012, participou de uma série de oficinas voltadas à implantação das hortas. Na programação do ano, foram desenvolvidas capacitações para a produção de composto orgânico e minhocário, de canteiros e sementeiras, biofertilizantes, entre outras técnicas de cultivo agroecológico, sob a coordenação da extensionista da Emater-RN, pedagoga Nísia Cordeiro.

A capacitação dos monitores foi patrocinada pelo Governo do Estado, executada pela Emater-RN, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria Municipal de Educação de Natal.

As hortas pedagógicas tem caráter didático e são mantidas com a participação das crianças de cada comunidade escolar, de professores e demais servidores. Uma das metodologias aplicadas é a construção de canteiros em forma de letras e algarismos, uma forma de alfabetizar os alunos e, ao mesmo, tempo, ensinando-os a cultivar hortaliças e legumes diversos, usadas na alimentação escolar.

Deixar um comentário