Juiz Ricardo Procópio se despede da Corte Eleitoral

Na sessão ordinária da última quinta-feira (13), juiz estadual Ricardo Procópio Bandeira de Melo, terminou seu biênio (2010-2012) como membro da Corte Eleitoral, se despediu do Tribunal Regional Eleitoral.

Em nome da Corte, o juiz Jailsom Leandro fez o discurso de despedida, afirmando que “o momento é de grande emoção pela saída de um membro que ao longo de seu mandato de juiz efetivo desta Corte, (…) conquistou o respeito e a admiração de seus pares, da comunidade jurídica, da comunidade política estadual e da sociedade potiguar como um todo”.

O magistrado também ressaltou a atuação do juiz Ricardo Procópio como primeiro ouvidor desta Casa, tendo ficado a seu cargo a instalação da Ouvidoria do Tribunal, “desempenhando a função plenamente a contento no contexto de escassas condições materiais e de pessoal da unidade”.

O juiz Ricardo Procópio foi cumprimentado pelo procurador regional eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, que o qualificou como sendo um magistrado de mão cheia, extremamente técnico e preciso, ao mesmo tempo engajado no bom combate contra os males que ameaçam a Justiça Eleitoral.

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Vladimir Capistrano atestou, em nome da categoria, que o juiz Ricardo Procópio tem, dentre tantas qualidades, a fidalguia e elegância no trato, sempre bem recebendo os advogados, por conhecer as angústias da classe na defesa dos interesses de seus clientes.

O desembargador Amílcar Maia observou a despedida singela, salientando que na singeleza e na simplicidade estão contidos os mais nobres sentimentos.

Emocionado, o juiz Ricardo Procópio iniciou seu discurso mencionando Chico Xavier, ao afirmar que não importa a forma como se entra num ambiente, mas como se sai; lembrando sua posse, a qual considerou um dos momentos mais importantes de sua carreira e de sua vida. Afirmou que ter sido juiz da Corte o engrandeceu como magistrado e como homem, dignificando sua biografia.

O magistrado enfatizou a importância do quadro de servidores do Tribunal, salientando qualidades como obstinação, habilidade, competência, presteza, abnegação e grandeza de alma das pessoas que servem a instituição.

Após agradecer a todos os colegas, atuais e passados, com quem teve a oportunidade de conviver enquanto membro da Corte Eleitoral, o juiz Ricardo Procópio mencionou Ulisses ao pedir que se um dia falassem dele: “digam que vivi entre gigantes”.

O juiz Ricardo Procópio tomou posse na Corte Eleitoral em 16 de dezembro de 2010. O novo juiz estadual titular da Corte, Artur Cortez Bonifácio, será empossado na próxima terça-feira (18), ocupando a vaga para o biênio 2012-2014.

Deixar um comentário