Técnicos da Emater-RN recebem treinamento para atuarem no Plano Brasil Sem Miséria

Vinte e oito técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte, (EMATER-RN) participam de uma capacitação voltada para o trabalho com agricultores familiares. Após o treinamento os técnicos realizarão ações durante 30 meses, beneficiando 1.900 produtores rurais do Alto Oeste potiguar.

A orientação para agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é oferecida a todas as instituições que venceram chamadas públicas para atuarem com famílias rurais em situação de extrema pobreza. A Emater-RN foi a vencedora no Estado, após concorrer com outras instituições que também prestam os serviços de Ater.

As temáticas abordadas nas aulas caminham entre; concepções pedagógicas para atuação com a Ater, abordagem sobre projetos de inclusão produtiva, dimensão da pobreza rural: estratificação, diversidade, segurança alimentar e acesso à terra. Além de trabalhar as raízes históricas das desigualdades no meio rural.

Os recursos envolvidos são da ordem de R$ 3.591.177,02 e os serviços da Ater compreenderão o planejamento, a execução e avaliação de atividades individuais e coletivas com o objetivo de dar oportunidade de acesso às políticas públicas dessas famílias rurais que vivem na extrema pobreza, contemplando a inclusão produtiva, a promoção da segurança alimentar e o incremento da renda.

Para executar os projetos produtivos, essas famílias receberão um fomento a fundo perdido de R$ 2.400,00, pagos em parcelas semestrais durante dois anos. Os recursos podem ser usados para a aquisição de insumos e equipamentos, como também sementes da Embrapa. Os recursos estão previstos no Plano Brasil sem Miséria (PBSM) e serão aplicados pelos beneficiários a partir do diagnóstico a ser feito pelos técnicos da Emater-RN.

Na primeira fase, serão atendidos os municípios de Água Nova, Alexandria, João Dias, José da Penha, Major Sales, Pilões, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias. Já a segunda fase contemplará os municípios de Almino Afonso, Francisco Dantas, Lucrécia, Martins, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande e Viçosa.

As aulas acontecem no Centro de Treinamento da Emater-RN (Centern) de São José de Mipibu, entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2013. Os Ministrantes são representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vindos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Emater/RN

Deixar um comentário