Governo e investidores debatem linhas de transmissão de energia eólica do NE

Reunião Chesf - Fotos: Demis Roussos

A Governadora Rosalba Ciarlini, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, e o presidente da FIERN, Amaro Sales, se reuniram na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Escola de GoveRNo para debater o acompanhamento das obras de reforço no sistema de transmissão de energia eólica no Rio Grande do Norte. A reunião contou com a presença do presidente da Chesf, João Bosco de Almeida e de empresários do setor.

Um grupo de gestão será criado para acompanhar as obras estruturantes em execução. Este grupo terá a responsabilidade de orientar e cobrar da empresa responsável, a Chesf, a agilidade na conclusão das obras. Atualmente as linhas de transmissão em funcionamento não são capazes de atender todo o potencial energético do segmento eólico no Nordeste.

Na reunião, a governadora falou sobre os avanços da geração deste tipo de energia no Rio Grande do Norte. “Já temos 18 parques instalados aqui, 84 parques eólicos foram atraídos desde janeiro de 2011 e serão instalados em território potiguar até 2016 e outros 70 estão aguardando a liberação de licenças para começar a construção. Isso gera emprego e renda para o nosso estado é essa é uma meta do nosso governo, o desenvolvimento econômico e sustentável do Rio Grande do Norte. Por isso a construção dessas linhas de transmissão é tão importante”, pontuou a governadora.

Para o secretário Rogério Marinho, “essa é a oportunidade de montar, junto com a Chesf, um cronograma das obras contratadas, discutir o potencial energético do Rio Grande do Norte e o futuro do nosso estado que, com a instalação dessas novas linhas de transmissão, terá condições de dar segurança energética para o Brasil”.

O presidente da Chesf, João Bosco de Almeida, foi enfático com relação ao futuro do desenvolvimento da energia eólica aqui no estado: “O RN se destaca como um grande produtor de energia eólica porque concentra grandes sítios de geração de energia limpa do país. Essa vocação natural certamente trará resultados para a economia e o consequente desenvolvimento do estado”.

Também participaram da reunião o deputado federal Felipe Maia, o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, e o deputado estadual Hermano Morais.

Deixar um comentário