Betinho: “Garibaldi e Wilma tinham mais desgaste que Rosalba e se reelegeram”

Betinho-Rosado-300x235-250x195

Por: Alex Viana

O deputado federal Betinho Rosado (DEM) defendeu na manhã desta quinta-feira a viabilidade eleitoral da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Mesmo reconhecendo que há desgaste no seu governo, embora “menor do que o que efetivamente estão divulgando”, ele disse que a governadora irá se recuperar, disputará a reeleição e se reelegerá nas eleições de 2014. “Acredito que o melhor candidato para a sucessão de Rosalba é a própria Rosalba”, afirmou.

A 19 meses das eleições, Betinho afirma que o desgaste de Rosalba é reversível. Para embasar seu raciocínio, lembra que situação semelhante passaram os ex-governadores Garibaldi Filho (PMDB) e Wilma de Faria (PSB). “Com essa distância que nós estamos da reeleição ou da eleição de governador, Garibaldi e dona Wilma, que foram os dois últimos governadores, tinham mais desgaste do que tem Rosalba hoje. E, no entanto, na reeleição de Garibaldi, Garibaldi era o terceiro colocado. O primeiro era Zé Agripino, o segundo era Geraldo Melo, mas, ao final, Garibaldi ganhou a eleição. Na reeleição de dona Wilma, Garibaldi tinha 70% das intenções de voto, e, quando terminou a eleição, foi dona Wilma quem ganhou. Portanto, essa situação, aparentemente difícil de Rosalba, pode ser e vai ser revertida”.

Betinho justifica seu otimismo afirmando que “o governo é bom, está realizando e vai divulgar essas ações de forma mais competente”. Diz ele que “a população do RN vai entender o esforço e o trabalho que está sendo feito no governo do Estado”. Betinho sugere que a deterioração governamental é menor do que o constatado nas pesquisas de opinião. E atribui parte desse desgaste ao fato de o governo não se comunicar bem com a população. “O desgaste mostra ao governo que o governo se comunica mal”, analisa.

SECRETARIADO

Ex-secretário de Agricultura do governo Rosalba Ciarlini, Betinho, que voltou para a Câmara dos Deputados no final do ano passado, diz que as mudanças feitas pela governadora na semana passada, com a posse de três novos secretários, “são boas”, tanto pelo perfil dos secretários, quanto pelo efeito político de comprometer os aliados com o sucesso da administração.

“As mudanças são boas, primeiro pelo perfil dos secretários, que têm a mesma qualidade dos secretários anteriores. Esse é um ponto positivo. E o segundo ponto positivo é a participação mais efetiva da base política na escolha do secretariado e isso gera e cria um compromisso adicional da base política com o resultado do governo. Avalio como boas e acredito absolutamente no sucesso do governo de Rosalba Ciarlini”.

Indagado sobre a diminuição de sua participação na administração, já que a Agricultura era um espaço indicado por Betinho, o deputado federal Betinho Rosado tergiversou: “A minha participação no governo se dá através da governadora Rosalba Ciarlini, de quem eu sou parceiro político há 40 anos. Há 40 anos que nós somos parceiros e não existe maior participação no governo do que esta. O resto é acessório”.

ALIANÇA

Em relação ao futuro da aliança de Rosalba com o PMDB, Betinho Rosado disse que sua “bola de cristal não é tão eficiente quanto a dos comentaristas políticos do estado do RN. Mas, no presente momento, a aliança foi reafirmada e há uma expectativa que ela continue ainda”.

A reportagem de O Jornal de Hoje também provocou Betinho sobre eventual candidatura do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, ao governo do Estado, com o apoio de Rosalba, no caso de ela não disputar a reeleição. “Essa possibilidade está tão longe, não merece o comentário, mas, na época oportuna, o governo vai ver nas suas bases o melhor candidato para a sucessão de Rosalba, se for Henrique poderá ser, mas acredito que o melhor candidato para a sucessão de Rosalba é a própria Rosalba”, afirmou. “E hoje, além desse nome de Rosalba, o nome do ministro e senador Garibaldi é também um nome forte. Mais forte do que o de Henrique”, disse.

Fonte:Portal Jornal de Hoje

Deixar um comentário