Governo lança campanha sobre uso consciente da água

Nesta sexta-feira (22), comemora-se mundialmente o dia da água, criado pela ONU com o objetivo de discutir em todo o planeta o uso racional e consciente deste precioso bem natural. Aproveitando a data, o Governo do Estado lançou uma campanha de incentivo à economia dos recursos hídricos, que inclui a veiculação de um comercial de TV e a distribuição de 50 mil panfletos educativos. A ação continuará, durante este ano, em todo o Estado. A escassez de chuva no interior do estado reforça a preocupação com o desperdício; a água que consumimos nas cidades vem de reservatórios que também sofrem com a falta de chuva, por isso é preciso economizar.  Mesmo não havendo, neste momento, uma possibilidade imediata de falta de água na capital, a população precisa agir de forma preventiva, até mesmo por solidariedade aos municípios vizinhos que sofrem com os efeitos da estiagem.

“O uso consciente da água é uma obrigação de cada um de nós. A água é um recurso precioso e que pode, sim, se esgotar no futuro. Como habitantes desse planeta, devemos ter um compromisso com as gerações vindouras. Mas além disso, no nosso Estado estamos vivendo uma situação dramática de seca. A água que nós jogamos pelo ralo, está faltando na casa dos nossos irmãos potiguares, e bem pertinho da capital. É importante que usemos a água com essa consciência. Economizar água, nesse momento, é um ato de precaução, de consciência, de responsabilidade, de solidariedade e de compromisso, com o meio-ambiente, com nossos conterrâneos e com todos aqueles que viverão nesse planeta”, pontuou a governadora Rosalba Ciarlini.

A programação da Semana da Água  inclui uma série de ações preventivas visando a conscientização dos potiguares, coordenadas pela Caern, que também assina a campanha.  Neste sábado (23), haverá uma caminhada organizada pela Caern, saindo da sede da companhia às 7h com destino ao Parque das Dunas, com um trajeto de 1,3 km. No local, haverá um café da manhã para os participantes e a entrega de kits com camisa e saquinhos de lixo para automóveis. No encerramento da caminhada, haverá apresentação do poeta mossoroense Antônio Francisco e atividades de interação entre os participantes.

As inscrições para a caminhada estão abertas no site www.caern.com.br. As atividades da campanha seguem até o dia 27 de março, até lá serão realizadas palestras, visitas de alunos de escolas estaduais a Estações de Tratamento e apresentações culturais e educativas.

Deixar um comentário