Gustavo Fernandes visita única cidade do mundo que recicla 99% do lixo

DSC_0246

O deputado estadual e primeiro secretário da Assembléia Legislativa, Gustavo Fernandes (PMDB) está na Suécia, desde o dia 14 de março, para visita técnica à cidade de Boräs, única cidade no mundo que recicla 99% do seu lixo, e ainda tranforma parte dos resíduos em energia.

Apenas 20 (vinte) legisladores do Brasil fazem parte dessa missão, organizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais  – Unale, e do Rio Grande do Norte participam os deputados estaduais Gustavo Fernandes e Tomba Farias (PSB). 

O deputado Gustavo Fernandes ressaltou, que o encaminhamento correto dos resíduos ainda é uma realidade distante na maior parte do Brasil e do Rio Grande do Norte. “Na maioria dos municípios brasileiros os resíduos são levados diretamente para lixões. O país é considerado um grande reciclador de alumínio, mas ainda reaproveita pouco materiais como vidros, latas, pneus e plásticos”, disse. 

Durante a viagem que segue até o dia 21 de março, Gustavo Fernandes está conhecendo todas as etapas do processo de reciclagem. “Estou conhecendo pessoalmente como eles recolhem, tratam e geram energias com o lixo. Espero que possamos fazer parcerias entre nossas prefeituras e a Suécia, como a que já existe com a cidade de Blumenau, em Santa Catarina”, disse o deputado e primeiro secretário da Assembléia Legislativa. 

A cidade de Boras, na Suécia, tem 105 000 habitantes, 1 500 indústrias e nem 1 grama de lixo. Seus resíduos têm três destinos: 42% são incinerados e convertidos em energia elétrica, 30% são tratados biologicamente e transformados em biocombustível e 27% são reciclados. A reciclagem é feita inteiramente pela população, que se encarrega de separar e levar o material até os postos de coleta espalhados por toda a cidade.

Deixar um comentário