Márcia Maia vai propor audiência pública por Campus da UERN na região Agreste

Visita a UERN Nova Cruz  Fotos_Alan Vasconcelos (1)

Visita a UERN Nova Cruz  Fotos_Alan Vasconcelos (2)

A deputada estadual Márcia Maia participou neste final de semana de uma reunião com a Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN, na cidade de Nova Cruz, região Agreste do Rio Grande do Norte. Na última terça-feira (26), a parlamentar já havia apresentado no plenário da Assembleia Legislativa, um requerimento para a transformação do núcleo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte instalado em Nova Cruz, em um Campus para toda a região Agreste.

Cópias do documento foram encaminhadas ao Governo do Estado e ao reitor da UERN para que o pleito possa vir a ser atendido. A parlamentar do PSB se comprometeu ainda em promover uma audiência pública para discutir e aprofundar o tema junto aos órgãos responsáveis e à sociedade. “Ao apoiar a proposta, pretendemos garantir junto à população de toda a região Agreste, melhores condições para desenvolvimento das atividades pedagógicas, formação adequada e a produção científica, ou seja, queremos que a região tenha direito à Educação em nível superior de qualidade”, analisou.

Atualmente, pouco mais de 200 estudantes são beneficiados pela instituição que tem sofrido com a falta de estrutura e equipamentos para desenvolvimento das atividades. Já em relação à instituição federal, sequer existe um Campus na região Agreste. O curso de direito, inclusive, chegou a ser ameaçado pelo não reconhecimento pela OAB-RN devido à falta de condições para formação dos bacharéis em Direito.

Durante a visita, foi apresentada a deputada com mais detalhes a situação caótica pela qual passa a entidade de ensino superior. Presentes a reunião com a comissão em defesa do campus da UERN e UFRN em Nova Cruz. Após relatos de membros da comissão, estudantes e entidades de classe sobre a situação do núcleo, a comissão convidou a deputada para conhecer as dependências da UERN, passando pelo laboratório de Ciência da Computação, Biblioteca, salas de aulas, coordenações e banheiros.

“É um pleito justo e urgente desta comissão. Nosso mandato assume esta bandeira e vamos solicitar, em breve, uma Audiência Pública para aprofundar o debate junto ao Governo do Estado, ao reitor da instituição, além de conclamar os deputados estaduais e a Bancada Federal para alcançar o objetivo”, ponderou.

Participaram do encontro o coordenador do Núcleo da UERN/Nova Cruz, João Maria; presidente da Comissão em Defesa do Campus da UERN, Eduardo Vasconcelos, além de alunos, professores, comunidade, vereadores, representantes da Associação Municipal de Estudantes Secundaristas (AMES/Nova Cruz), Associação Norteriograndense de Estudantes (ANE) e do DCE/UERN.

Na próxima terça-feira (05), a comissão volta a Natal ao lado de Márcia Maia para participar, às 09h30, no Legislativo, de uma reunião com o também deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Mota, para fortalecer ainda mais o apoio à transformação do núcleo na cidade de Nova Cruz.

Deixar um comentário