Política & Políticos – Por Lenilson Costa

Edital para novo concurso do INSS sai até maio

concurso3-250x202

Novo concurso

Até meados de maio deverá ser publicado edital para a realização de concurso de Analista do Seguro Social, em várias formações, para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A informação foi transmitida pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, durante a inauguração da nova agência do município de Alto Alegre, em Roraima. Essa é a quarta unidade de atendimento previdenciário do estado. Ela vai beneficiar a uma população superior a 31 mil habitantes, já que atenderá também ao município de Mucajaí.

O concurso do INSS já está autorizado para ocorrer em 2013. Serão abertas 500 vagas. O edital está em fase de preparação. Os novos contratados serão lotados nas novas Agências da Previdência Social que estão sendo entregues à população, como essa de Alto Alegre. Essa APS tem capacidade para realizar 500 atendimentos por dia e 300 perícias por mês. Antes da instalação da unidade, os segurados alto-alegrenses precisavam percorrer, em média, 80 quilômetros para serem atendidos na capital do estado, Boa Vista.

PSD Jovem é fundado no RN

(35 of 50)

O presidente do Partido Social Democrático (PSD) no Rio Grande do Norte, Robinson Faria fundou oficialmente neste sábado (9) o PSD Jovem, presidido pelo estudante de Direito, Tony Robson num evento que reuniu mais de 500 pessoas.

Para Robinson Faria, a criação do PSD Jovem é o primeiro passo para a construção de um projeto que favoreça os jovens em todo o Estado. “Eu sou um defensor dos jovens, de ampliação de universidades e cursos de qualificação, num projeto amplo de política para a juventude”, afirma o vice-governador.

A ala jovem do partido irá ajudar na construção do projeto de política para juventude do PSD no Rio Grande do Norte, com sugestões na educação, mercado de trabalho e enfretamento contra as drogas.  “O jovem de hoje precisa estar mais próximo da política, sugerindo ações práticas para ajudar no desenvolvimento de uma cidade e de um Estado melhor para os jovens”, destaca Tony Robson.

Bancos e consórcios devem manter serviço de ouvidoria para atender às reclamações de seus clientes

Bancos e consórcios devem manter serviço de ouvidoria para atender às reclamações de seus clientes. O serviço tem que estar disponível na forma de acesso telefônico gratuito, por meio de números 0800. Depois de feita a reclamação, o usuário recebe um número de protocolo e tem que obter uma resposta em até 15 dias. As ouvidorias atuam como mediadoras de conflito entre os clientes e os bancos ou consórcios. De acordo com Fernando Dutra, chefe do Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central, as ouvidorias têm condições de responder adequadamente às demandas dos clientes porque estão trabalhando dentro das instituições, com acesso a todo o processo que gerou a queixa.

APOSENTADORIA: A maioria dos trabalhadores em Alagoas se aposenta por idade

Em Alagoas, 55% dos trabalhadores se aposentam por idade, benefício mais solicitado entre os aposentados alagoanos. Dos 219 mil segurados que têm aposentadoria no estado, 112 mil recebem o benefício por idade. Os demais são aposentados por tempo de contribuição ou por invalidez. Para se aposentar por idade, os trabalhadores homens devem ter 65 anos e as mulheres 60. Mas, além da idade, o segurado deve ter, no mínimo, 15 anos de contribuição para obter o benefício. Para agendar uma visita a uma agência da Previdência Social basta ligar 135 ou acessar a página www.previdencia.gov.br, na agência eletrônica segurado.

De olho em 2014, Eduardo Campos reforça cuidado com imagem

13068262

A coluna Poder da Folha de São Paulo destaca que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), diz estar com a cabeça em 2013 e afirma que as eleições presidenciais serão discutidas só em 2014. Mas sua agenda e sua estratégia de comunicação já o indicam como candidato ao Planalto.

Além de ter subido o tom em críticas recentes ao governo federal, Campos anda com a agenda repleta de encontros com empresários, políticos diversos e jornalistas e até lançou um perfil “nacional” no Instagram –rede social de compartilhamento de fotos.

Lançamento da novela ‘Flor do Caribe’ é prestigiado pela governadora

governadora-flor

Na noite deste sábado (9), a governadora Rosalba Ciarlini prestigiou o lançamento de ‘Flor do Caribe’, próxima novela global a estrear nesta segunda-feira (11), na faixa das 18h, e ambientada em solo potiguar. Realizada no Iate Clube de Natal, a cerimônia de lançamento contou com a presença da atriz Bete Mendes que interpreta, na trama, a personagem dona Olívia e a da atriz revelação eleita pelo prêmio Melhores do Ano, a potiguar Titina Medeiros.

Oito cidades potiguares serviram de locação para Flor do Caribe

Ambientada entre as belas paisagens do Rio Grande do Norte, a trama escrita pelo autor Walther Negrão e dirigida por Jayme Monjardim, se apóia no triângulo amoroso formado por Ester (Grazi Massafera), Cassiano (Henri Castelli) e Alberto (Igor Rickli).

Ao todo, foram oito cidades e cerca de dois mil quilômetros percorridos para gravar as cenas da novela no Rio Grande do Norte, durante pouco mais de 40 dias. Entre as principais locações utilizadas pela equipe da trama estão a fictícia Vila dos Ventos, que fica entre as dunas do Rosado e de Jenipabu, além da base área de Parnamirim, a Mina Brejuí, as salinas de Macau, o município de Currais Novos e, ainda, o mar de Pipa e de Baía Formosa.

SECA – Ainda continua a seca na região Agreste do nosso RN. Mesmo que tenha chovido alguns milímetros, não foram suficientes para  realizar plantio e nem tão pouco para assegurar abastecimento de água para os animais. Só DEUS tem a condição de salvar todos nós dessa grande seca que a sola do o nosso Estado.

Cidades mais violentas do RN…

O Mapa da Violência 2013, elaborado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos, registra uma lista das 10 cidades mais violentas do Rio Grande do Norte.

Os dados revelam as mais elevadas taxas de óbitos registrados com arma de fogo. Média entre os anos de 2008 e 2010 por 100 mil habitantes.

Veja  a relação:

1 – Extremoz (População: 24.569) 73,7. (17º no ranking nacional)

2 – Mossoró (Pop.: 259.815) 43,3 (108º no ranking nacional)

3 – Macaíba (Pop.: 69.467) 43,0 (111º no ranking nacional)

4 – São Gonçalo do Amarante (Pop.: 87.668) 41,4 (124ºnacional)

5 – Assú (Pop: 53.227) 40,2 (129º nacional)

6 – Natal (803.739)36,3 (169º nacional)

7 – Baraúna (24.182) 22,2 (388º nacional)

8 – Apodi (34.763) 20,8 (416º nacional)

9 – Parnamirim (202.456)19,4 (445º nacional)

10 – Santa Cruz (35.797)16,1 (575º nacional).

Fonte: Novo Jornal

Funcionários do RN farão recadastramento…

A FUNDAC, através do site da Secretaria da Administração e de Recursos Humanos (www.searh.rn.gov.br) e (www.fundac.rn.gov.br), começará o recadastramento de seus servidores públicos do estado, a partir do dia 18  a 30 de março.

A iniciativa do Governo pede que os servidores prestem informações de dados cadastrais e local de lotação, para serem cadastradas no sistema de gestão de recursos humanos da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, operacionalizando assim, também o sistema de aposentadoria.

Comprovante de Rendimentos para Imposto de Renda…

O Governo do RN já disponibiliza para os funcionários públicos o comprovante de rendimentos do ano base 2012 para declaração do imposto de renda.

O funcionário só precisa da senha da internet de seu contra-cheque.

Para ter acesso CLICK AQUI

Após o preenchimento, o servidor deverá entregar uma cópia impressa e assinada na Coordenadoria de Recursos Humanos da FUNDAC ou na sua unidade de origem.

Barbosa quer a cabeça de repórter do Estadão

Brasil 247 – A crise entre o Supremo Tribunal Federal e o jornal Estado de S. Paulo ainda não foi superada. Longe disso. Na semana passada, um gesto do presidente do STF, Joaquim Barbosa, tornou a situação ainda mais delicada. Por meio de assessores, o ministro fez chegar à direção do jornal da família Mesquita a mensagem de que a publicação não tem mais interlocutores na suprema corte. Esse movimento foi interpretado como um pedido para que o jornal entregasse a cabeça do jornalista Felipe Recondo, que cobre o Poder Judiciário para o Estadão e que foi acusado por Barbosa de “chafurdar no lixo”, além de ser chamado de “palhaço”. Recondo produzia uma reportagem sobre gastos do STF com reformas de apartamentos e de gabinetes, além das despesas com viagens dos ministros ao exterior – daí a expressão “chafurdar no lixo”.

PR que tirar Pimentel do ministério (Por Claudio Humberto)

Em negociação para voltar à base e apoiar a presidenta Dilma em 2014, o PR propôs ao Planalto substituir o petista Fernando Pimentel no Ministério do Desenvolvimento Industrial e Comércio Exterior. O partido alega que a aliança é importante ao próprio Pimentel, cotado para disputar o governo de Minas, já que é a segunda maior bancada mineira e tem quase três minutos de tempo de TV no horário eleitoral.

Xadrez político

Político de confiança de Dilma, Pimentel iria para a Casa Civil em lugar de Gleisi Hoffmann, que é candidata ao governo do Paraná.

Prejuízo eleitoral

O PT calculou que o prejuízo eleitoral de Dilma, se não obtiver apoio do PR em 2014, será principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Malas prontas

O ex-senador Wilson Santiago e seu filho, Wilson Filho, decidiram abandonar o PMDB para assumir o comando do PTB na Paraíba.

George Soares apresenta projeto que garante 5% de vagas para mulheres na construção civil

_DSC0165

Ainda homenageando as mulheres, pelo Dia Internacional da Mulher, o deputado estadual George Soares protocolou nesta semana Projeto de Lei que reserva 5% de vagas de emprego para mulheres na área da construção civil, em editais de licitação e contratos diretos para obras públicas promovidas pelo Governo do Estado.

Segundo o parlamentar, “a construção civil ainda representa um tabu. Poucas são as mulheres empregadas na área. Por isso este projeto procura, acima de tudo, dinamizar os setores que historicamente tinha a presença masculina como principal característica, além de garantir a inserção da mulher nos diversos setores do campo de trabalho”.

Com a Lei Todos os editais de licitações de obras públicas e em todos os contratos diretos realizados com o mesmo fim, promovidos pela administração pública estadual, deverão constar 5% das vagas para mulheres.

“Sendo o papel do Estado promover a empregabilidade, a igualdade entre os gêneros e a dignidade da pessoa humana, nada mais justo que a administração estadual garanta esse pleito as mulheres”.

 

 

Deixar um comentário