RN Sustentável inicia reunião com cinco cidades do interior

Nesta terça-feira (12), uma equipe técnica da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), da Secretaria de Estado de Planejamento e Finanças (SEPLAN), inicia uma nova rodada de reuniões com lideranças locais do interior do RN. O objetivo é a formação, estruturação e mobilização dos conselhos municipais de desenvolvimento para definir a forma de participação no RN Sustentável. O município escolhido para a primeira reunião foi Pau dos Ferros.

O Projeto RN Sustentável tem por meta mudar, em cinco anos, o cenário socioeconômico do Rio Grande do Norte, com investimentos de US$ 360 milhões, contratados ao Banco Mundial para incentivar projetos sustentáveis de inclusão produtiva, em sintonia com o programa do Governo Federal de erradicar a miséria absoluta; de melhoria dos serviços de educação, saúde e segurança; e de modernização do processo de gestão pública.

A expectativa do Governo do Estado é baseada no foco do Projeto de reduzir as desigualdades regionais do RN. A contratação do Projeto junto ao Banco Mundial foi autorizada pela Assembléia Legislativa em outubro de 2011, através da lei 9.558, Em fase de negociação final com a diretoria do Banco, o Projeto será assinado em abril deste ano, mas o Estado já está autorizado a usar recursos do RN.

As técnicas do RN Sustentável Cristina Dantas e Sueli Teixeira Costa vão discutir com a comunidade, organizações sociais, prefeituras, sindicatos, Regionais da Emater, colegiados territoriais e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a forma de participação dos diversos atores sociais na operacionalização do RN Sustentável.

Além de Pau dos Ferros, as cidades com reuniões já agendadas em março são Caicó (13), Currais Novos (15), Santa Cruz (19) e São Paulo do Potengi, dia 21. Nas reuniões, as organizações sociais vão conhecer os requisitos para serem beneficiadas pelos investimentos do RN Sustentável.

Deixar um comentário