Natalenses aproveitam o Dia Mundial da Saúde para fazer exames gratuitos no Parque das Dunas‏

Natalenses aproveitam o Dia Mundial da Saúde para fazer exames gratuitos no Parque das Dunas

 


O tradicional passeio pelo Parque das Dunas ganhou novas atividades, nesse domingo (07). No Dia Mundial da Saúde nada melhor que aproveitar o dia de folga para fazer uma avaliação rápida de como anda visão e audição. Por isso, exames que normalmente não fazem parte dos check ups rotineiros foram oferecidos gratuitamente à população.

A psicóloga Ana Paula Costa (33), que curtia a manhã no parque com seu filho Guilherme (5), aproveitou a iniciativa e fez uma avaliação completa. “Os exames foram rápidos e confiáveis. O engraçado é que no teste de audição, o ouvido que eu pensava que escutava melhor, não foi o mesmo. Agora, vou procurar um otorrino. Já meu filho está ótimo. Gostei muito da ideia de oferecer esse tipo de serviço e só tenho a agradecer à equipe de profissionais do Instituto Pedro Cavalcanti por ter trazido essa ação ao parque”.

O filho Guilherme completou: “Eu que pedi para minha mãe fazer o exame. Às vezes eu falo com ela e ela não me escuta. Eu fiz também e foi muito legal!”.

Os exames de audição oferecidos aos visitantes do Parque das Dunas foram uma novidade tecnológica que o IPC está trazendo a Natal. Através de um software específico para smartphones e tablets, é possível a detecção de comprometimento funcional da audição de forma rápida e eficiente. Além da novidade dos exames, os frequentadores do Parque das Dunas também receberam orientação sobre os cuidados com audição e visão por uma equipe de profissionais do IPC.

“Achei bastante interessante a iniciativa do Instituto em trazer ao Parque das Dunas, nesta comemoração do Dia Mundial da Saúde, esse tipo diferente de avaliação. Vi que é uma tecnologia adequada e realmente funcional que tem um pré-diagnóstico confiável, além de conscientizar toda população para os problemas de audição e visão”, destacou o pesquisador e Terapeuta José Ribamar (foto acima).

A pensionista Lenita da Trindade já havia notado que sua neta, Lívia Vitória de Araújo de 6 anos (foto), tinha um pouco de dificuldade para ouvir. “Percebi o problema quando estávamos na sala e ela pedia para aumentar mais o volume da TV. Agora depois desta avaliação vou falar com a mãe dela e procurar um médico especialista. A coisa boa é que no exame de vista ela foi super bem”, declarou a avó.

Esses exames preventivos são de extrema importância, uma vez que a pessoa por estar há algum tempo com certo tipo de grau de deficiência na audição, por exemplo, não consegue reconhecer o que seria uma audição normal, completa a fonoaudióloga Marcela Cortês.

Kenya Najara, coordenadora do IPC, destaca que nos casos das pessoas que fizeram o exame na ocasião e que foram diagnosticadas com algum tipo de alteração auditiva ou visual, foram orientadas pelos profissionais que realizaram os exames a visitar um fonoaudiólogo ou oftalmologista, para que possam realizar testes mais específicos e iniciar tratamento adequado.

A ação ocorreu dentro das comemorações da Semana Mundial de Saúde, e fez parte da Campanha Nacional do Ministério da Saúde, com a finalidade de incentivar as pessoas a cuidarem melhor da saúde. O IPC contou com a parceria das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. O evento foi realizado simultaneamente em todas as 12 capitais que sediarão a Copa do Mundo de 2014.

Deixar um comentário