Empresa alemã de energia solar investirá no RN

DSC09078

O potencial do Rio Grande do Norte para geração de energia solar a cada dia atrai o interesse de mais empresas da Europa para investir no segmento e no desenvolvimento de novas tecnologias. Nessa quarta-feira (10), o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, se reuniu com o diretor da Ebitsch Energietechnik, Horst Ebitsch, para conhecer o plano de investimento no RN.

De acordo com o diretor do grupo – que atua no setor há 23 anos e já desenvolveu mais de 2.500 projetos no segmento de energia solar em todo o mundo – o plano de negócios para o Rio Grande do Norte contempla a instalação de painéis fotovoltaicos e utilização de novas e modernas tecnologias para o setor, incluindo a geração de energia nas indústrias locais para o consumo em suas atividades. “Reconhecemos o potencial de energia solar do estado e queremos trazer nossa experiência e uma tecnologia moderna para desenvolver o setor”, destacou Horst Ebitsch.

Durante a reunião o secretário Rogério Marinho destacou os diferenciais do segmento de energia solar no RN e as leis que regem o setor no país. “Acreditamos muito no setor de energia solar como importante vetor para o desenvolvimento do estado e a utilização de novas tecnologias no setor de energias renováveis é um das apostas do Governo do Estado. O Estado vai construir o Parque Tecnológico que terá atuação no segmento de energias renováveis e atuará em parceria com a Universidade Federal, Petrobras e entidades de pesquisa para fortalecer ainda mais o setor”.

Com um investimento projetado de R$ 5 milhões para fase inicial, que contempla a importação dos equipamentos para os painéis, a Ebitsch Energietechnik estima um faturamento anual de R$ 15 milhões e geração de 20 empregos diretos e 40 indiretos. Para receber a fábrica onde serão montados os painéis fotovoltaicos foi escolhido o município de São José de Mipibu.

Somente esse ano o Rio Grande do Norte já recebeu outros dois grupos de investidores europeus para investir no segmento de energia solar (Real Solar e Astra Energia) que inicialmente vão importar painéis fotovoltaicos com o benefício do Import-RN. O grupo Ebitsch Energietechnik também iniciará as operações no RN com os incentivos oferecidos pelo programa de importação do Governo do Estado.

Banner 02

Deixar um comentário