MAIS RN:Governadora lança projeto focado no planejamento econômico do Estado

Mais RN fot Ivanizio Ramos 19

Mais RN fot Ivanizio Ramos 16

Mais RN fot Ivanizio Ramos 7

A governadora Rosalba Ciarlini lançou, na tarde desta segunda-feira (15), o projeto MAIS RN, que visa planejar o futuro econômico do Estado. Na ocasião, foi assinado o acordo de cooperação técnica com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), que será a responsável pela contratação de uma consultoria para dar apoio à construção do banco de dados. A solenidade foi realizada na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales.

O projeto MAIS RN irá dispor de todas as informações necessárias para que investimentos e negócios possam ser encontrados de forma sistematizada, analisada e trabalhada. O banco de dados reunirá atividades econômicas, dados estatísticos, meio físico, social, infraestrutura e redes de serviços para análise das oportunidades e gargalos com a identificação de ações de Governo. Cerca de 50 empresas que já aderiram ao projeto.

Ao destacar a união de diversos setores para a realização do projeto, a governadora Rosalba Ciarlini, enfatizou que o foco deste é planejar para atrair novos investimentos e propiciar desenvolvimento para o Estado. “Faremos um estudo bem detalhado para apresentar o potencial de investimento, de atrair indústrias e tudo que estiver voltado à nossa produção e a possibilidade de gerar emprego e renda. Este não é um plano de governo, mas um plano de Estado focado no crescimento do Rio Grande do Norte”, afirmou a chefe do Executivo Estadual.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, ressaltou a importância do MAIS RN. “Teremos um banco de dados recolhido através de informações de várias regiões do Estado. Acredito que isso era o que estava faltando e que o momento político do Rio Grande do Norte em nível nacional deve ser aproveitado para compatibilizarmos o que o Estado precisa a médio e longo prazo”, disse o deputado federal.

Dividido em três fases – diagnóstico, mapeamento de oportunidades de negócios e definição de políticas públicas – o MAIS RN definirá as diretrizes de uma política de desenvolvimento sócio-ambiental e econômico para o Rio Grande do Norte com ações a curto, médio e longo prazo. Durante o lançamento, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Rogério Marinho, apresentou, de forma detalhada, as três fases que contemplam a elaboração do projeto e um panorama do objetivo do Governo do Estado ao firmar a parceria com o setor produtivo.

Segundo ele, o projeto funcionará como uma agenda econômica do Estado. “Inicialmente faremos um diagnóstico junto ao grande acervo que o Estado já possui com diferentes projetos ao longo dos anos. Iremos atualizar e customizar esses projetos, depois consultar a população nas diferentes zonas geográficas e conversar com a academia. A partir daí, as oportunidades de negócios e a necessidade de intervenção na infraestrutura do Estado serão identificadas”, esclarece o titular da Sedec.

O presidente da Fiern, Amaro Sales, destacou que este projeto é inédito. “A Federação das Indústrias irá contratar a empresa para desenvolver o estudo e o Governo do Estado, através de dados já existentes, possa alimentar este projeto para que possamos desenvolvê-lo. A partir do MAIS RN, o Estado começará a planejar 20 anos na frente”, pontua Amaro Sales.

Também estiveram presentes na solenidade, o deputado federal Felipe Maia; a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva; o presidente do Sebrae, Zeca Melo, da Federação dos Municípios do RN (Femurn), Benes Leocádio; da Federação da Agricultura do RN (Faern), José Álvares Vieira; da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Marcelo Rosado; do presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, além de secretários de Estado.

Deixar um comentário