SAPE e Ministério da Agricultura debatem Plano Safra e reestruturação do campo

Reunião Sape_Demis Roussos (1) (1)

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus) realizou no final da manhã desta quarta-feira (17) uma reunião discutir o Plano Safra 2013 e apresentar propostas para reestruturação do campo. As demandas foram apresentadas ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, e conduzida pelo assessor técnico da SAPE, Tarcísio Bezerra Dantas. A reunião teve a participação de secretarias de municípios do RN, entidades e federações ligadas ao campo.

O Cedrus é o espaço onde Governo do RN e sociedade civil podem discutir questões como a seca, sustentabilidade, problemas de comercialização, agricultura familiar, fruticultura, crédito agrícola, entre outros. Agora, uma reunião com membros do Conselho será realizada na próxima terça-feira (24) e trará um documento com sugestões das câmaras técnicas para tentar inserir as propostas que beneficiarão diretamente o RN no Plano Safra 2013.

De acordo com Tarcísio Bezerra, a reunião desta manhã foi positiva principalmente pela sensibilidade e direcionamento com que foi tratada. “O secretário Neri Geller solicitou que nós encaminhássemos, através de projetos específicos da SAPE, EMATER e Comitê da Seca, um diagnóstico das ações anunciadas para enfrentamento da seca para analisar cada uma e saber quais efeitos práticos as medidas estão tendo. Isso tudo para fazermos correções de rumos e melhoramentos”, declarou.

Neri Geller explicou que a intenção da reunião do Conselho, a primeira das capitais do Nordeste, foi captar informações e discutir as demandas do setor, que são diferentes do restante do Brasil. “Em outros estados brasileiros os agricultores clamam por armazenagem, linhas de créditos, recuperação de áreas degradadas. Aqui no RN é diferente em função da grande seca que assola o campo e temos a sensibilidade por algumas demandas como a da renegociação de endividamento do setor”, declarou falando de ações do Governo Federal voltada ao semiárido como a aquisição de 7 mil caminhões-pipa para fornecimento de água.

Deixar um comentário