Segundo Benes Leocárdio, emergência no Agreste mostra gravidade da seca

Presidente da Femurn afirma que seca está agravando setor produtor s de Montanhas e Jundiá e demais municípios da região

Por Moisés de Lima

“O reconhecimento da situação de emergência dos municípios de Montanhas e Jundiá pela Secretaria de Defesa Civil é a confirmação definitiva da gravidade e da calamidade da seca”. A afirmação do presidente da Federação Estadual dos Municípios do RN (Femurn), Benes Leocádio revela o clima de preocupação dos gestores públicos com o avanço da estiagem.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu situação de emergência nos municípios de Jundiá e Montanhas e mais 28 municípios, em nove estados nordestino dos afetados pela seca e pelas chuvas. A Portaria nº 54 entrou em vigor hoje (26) e, a partir do reconhecimento da situação pelo governo federal, os municípios podem solicitar ajudafinanceira ao governo federal.

“Eu não tenho conhecimento de uma seca que tenha afetado os municípios da Região Agreste. Sempre foi normal que a estiagem causasse prejuízos no Semi-árido, mas nunca em cidades próxima das ao litoral.

Segundo Benes a seca já está causando desabastecimento, desemprego e paulatina desativação da produção das usinas canavieiras da Região Agreste. Os muncípios de Arez, Goianinha, Espirito Santo e Pedro Velho também é muito crítica”, definiu.

Na ultima segunda-feira o Comité de Convivência com a Seca, composto por diversas entidades estaduais, debateu na sede da Governadoria problemas e soluções para o enfrentamento da seca no estado. “Estamos muito preocupados, principalmente pela crise que ela esta gerando no setor produtivo desses município”, afirmou Benes Leocádio.

Fonte:Portalnoar

Deixar um comentário