Calendário de vacinação contra aftosa é alterado

Expectativa é que 166 milhões de cabeças sejam vacinadas nesta primeira etapa

2_Cartaz

Os estados do Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas, além de parte dos municípios de Minas Gerais e Pernambuco, terão alterações no calendário da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, que começou nesta semana. A informação foi divulgada por meio de nota técnica pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A vacinação foi adiada para junho no Rio Grande do Norte e para julho em Sergipe, Alagoas e nos municípios do Agreste e Sertão de Pernambuco. Em Minas Gerais, o prazo foi prorrogado para 30 de junho em 120 municípios (nas coordenadorias regionais de Amenara, Janauba e Montes Claros).

Apesar não haver alterações no calendário da Bahia, 261 municípios do estado que decretaram situação de emergência serão acompanhados. Caso necessário, poderá ser adotada uma nova estratégia, com tratamento diferenciado aos produtores que comprovarem não ter condições de vacinar os animais.

“A flexibilização nessas localidades é justificada pela falta de chuvas, que tem comprometido o abastecimento de água e até mesmo a alimentação dos rebanhos”, explica o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques. Saiba mais em www.agricultura.gov.br/campanha-aftosa

Deixar um comentário