Governo do Estado lança JERNS 2013 e premia atletas e técnicos ouro

Premiação do jerns e laçamento 2013 fot Ivanizio Ramos 7

A edição 2013 dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS) foi lançada pelo Governo do Estado, na noite desta terça-feira (21), em solenidade realizada no auditório da Escola de Governo, com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, da secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, e do secretário de Estado do Esporte, Joacy Bastos. Na ocasião, também foi feita a entrega de troféus do Atleta Ouro e Técnico Ouro aos melhores atletas e treinadores dos JERNS e do Campeonato de Escolas Estaduais e Municipais (CEEMS) 2012.

Em 2012, os JERNS reuniram mais de 32 mil atletas, levando-se em conta as fases regionais. Já da etapa final, realizada em Natal, participaram 13,5 mil estudantes. Para este ano, o Governo do Estado apresentou a interiorização dos JERNS como novidade. A partir desta 43ª edição, a etapa final de duas modalidades será realizada em municípios do interior do Estado. A final do futebol será em Santa Cruz, enquanto que a de futsal será realizada em Assú.

A governadora ressaltou que os JERNS são um instrumento para que o aluno tenha mais interesse na escola e consequentemente obtenha bons resultados não apenas dentro das quadras, mas na sala de aula. “Todo o esforço está sendo feito e nós vamos provar que é possível avançar na educação. Mas para avançar na educação também é preciso avançar no esporte, pois este é parte integrante no processo educacional”, disse Rosalba Ciarlini.

Durante a solenidade, a governadora também lembrou que o Governo do Estado já está com os recursos garantidos para a construção de 63 ginásios para escolas da rede estadual de ensino. Destes, 41 já iniciaram o processo de licitação.

Na ocasião, Rosalba Ciarlini informou que o Governo do Estado irá iniciar uma série de visitas dos estudantes ao estádio Arena das Dunas, começando pelos atletas premiados. A governadora aproveitou para explicar aos estudantes da rede pública e privada presentes ao evento que a construção do estádio está sendo realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), o que significa dizer que o investimento não está consumindo recursos do Tesouro Estadual.

A secretária de Educação, Betânia Ramalho, ressaltou o sucesso da última edição dos JERNS. “O balanço da edição passada foi muito positivo. Tivemos uma grande participação dos alunos e pelo segundo ano consecutivo não houve problemas de violência na abertura ou nas competições. Tenho certeza que a 43ª edição será ainda mais pacífica e servirá para unir ainda mais os nossos alunos atletas”, ressaltou a secretária Betania Ramalho.

A nova marca dos jogos também foi apresentada durante a solenidade. Inspirada nas cores dos arcos olímpicos, sugerindo a apresentação com fita de um atleta de ginástica rítmica, em um movimento crescente, a marca também representa a evolução do estudante na competição, ao longo dos anos. Pela forma como está apresentada, a mesma figura pode representar ainda atletas de outras competições, como um goleiro ao buscar defender a bola. O conjunto da marca também foi feito em forma de pira olímpica.

Deixar um comentário