NOVA CRUZ: PREFEITURA REALIZA A IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES

CONFERÊNCIA  MUNICIPAL ESCOLHE DELEGADOS E APRESENTA SUGESTÕES, PARA A CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES.
944648_343773445745817_116151702_n

Ocorreu na sexta feira, (17) , no auditório do IFRN, a IV CONFERENCIA MUNICIPAL DAS CIDADES, promovida pela Prefeitura de Nova Cruz.

Com um grande número de pessoas, representantes das diversas áreas da sociedade, a Conferência foi presidida pela Mesa diretora composta pelo Prefeito Cid Arruda Câmara, pela Secretária de Educação e primeira dama do município, Valéria Arruda Câmara – que representou os demais secretários municipais presentes, Padre Francisco Inácio, pároco de Nova Cruz e presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável que representou os demais Conselhos, o Vereador João Pedro da Costa – João da Praça, Presidente do Conselho Municipal das Cidades – ConCidades, o Vereador Tiago Costa Vicente, Presidente da Câmara Municipal, Doutora Larissa Ferreira, Professora, e representante da Comissão Preparatória Estadual, Dra Marili Campos Araújo, Ex Secretária de Planejamento de Nova Cruz, Damião Gomes da Silva Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Cruz, Pedro Alexandre da Silva, Presidente da CDL e representante das entidades empresariais, Francisco Assis de Oliveira, Diretor geral do IFRN de Nova Cruz, Professor João Maria de Oliveira, Coordenador local da UERN.

Na parte da manhã houve a apresentação do PROJOVEM com seu coral, regido pelo Monitor / Facilitador Lucas Divino. Em seguida o Chefe de Gabinete do município, João Severino da Cunha fez a leitura do Regimento da Conferência. O que foi seguido de uma Palestra orientadora ministrada pela Professora Larissa, abordando o tema: “ Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana na perspectiva da construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano –SNDU”.

Os participantes foram divididos em 4 Grupos, cada um debatendo os subtemas: Participação e Controle Social no SNDU e Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano –FNDU; Instrumento e políticas de integração intersetorial e territorial; Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção e função social da propriedade; e Aspectos legais para o desenvolvimento urbano para a concretização do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. Esses subtemas apresentados foram motivadores para o debate e apontamento das sugestões de cada grupo para a formação do Documento final da Conferência.

Depois do almoço, servido no IFRN, os conferencistas puderam curtir a apresentação das crianças do PETI de Nova Cruz. Em seguida a plenária aprovou as propostas debatidas e apresentadas por cada grupo. Por fim foram escolhidos os Delegados que representarão Nova Cruz na Conferência Estadual das Cidades, que ocorrerá nos dias 2,3 e 4 de Setembro próximos, que foram os seguintes:
MOVIMENTOS SOCIAIS E POPULARES: Titular: Aldo Henrique Pereira e Suplente: Eduardo Vasconcelos.
ENTIDADES ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DE PESQUISA: Titular: Professor Francisco Assis. Suplente: João Maria Oliveira.
TRABALHADORES SINDICAIS E EMPRESARIOS: Titular: Damião Gomes da Silva. Suplente: Pedro Alexandre da Silva.
PODER GOVERNAMENTAL: Titulares: Carlos Queirós (Secretario Mun. de Infraestrutura) e Nizia Barbosa (Secretária Mun. de Administração. Suplentes: Miguel Rosa Filho (Coordenador Pedagógico municipal) e Márcia Valéria (Secretária Mun. de Assistência Social).

A Conferência das Cidades, neste ano, tem como objetivo promover um debate amplo a nível nacional e em cada cidade onde ela ocorra, sobre a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano que será coordenada pelo Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU, a ser implantada, cujos parâmetros de ação estarão contidas nos documentos produzidos nas conferências das cidades, nos municípios, nos estados e na Nacional.

Fonte: Matéria: Site da Prefeitura: www.novacruz.rn.gov.br

Deixar um comentário