#povoquerfalar: ‘As laranjas podres precisam ser identificadas’, por Breno Perruci

Deu no Blog de Thaisa Galvão

#opovoquerfalar

De Breno Perruci, eleito ontem presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte, sobre o dia de protestos em Natal e no Brasil.

 As laranjas podres precisam ser identificadas

É inegável que o Brasil vive uma crise, mas uma crise que vejo como positiva.

Depois de anos adormecida, a juventude despertou para seu papel mobilizador e revolucionário, lembrou-se da força que tem, talvez a única ou a principal, capaz de poder mudar algo no contexto atual do país.

Não se pode mais aceitar o modelo de gestão falido nas três esferas de governo. Um modelo no qual as cobranças e obrigações recaem apenas sobre um lado, o lado da população, que paga uma das cargas tributárias mais onerosas do mundo e tem em troca serviços públicos de péssima qualidade, quanto tem.

Vejo esse momento de revolta generalizada no Brasil e aqui no Estado como necessário, mas como tudo na vida, é preciso agir com civilidade e inteligência. Protestar não pode se confundir com agredir, por isso os verdadeiros ativistas, que são a absoluta maioria nesse movimento, precisam criar mecanismos que identifiquem e afastem esse marginais infiltrados que estão enlameando uma causa justíssima.

Quanto às agressões sofridas pelos colegas de imprensa, considero-as repugnantes e frontalmente perigosas contra algumas das próprias razões desse movimento, que são a liberdade de expressão e a democracia.

As tentativas de calar a imprensa devem ser incansavelmente combatidas. Por isso reafirmo, as laranjas podres precisam ser identificadas e afastadas para que elas não ponham por água abaixo essa excelente oportunidade de modificações no nosso país e não essa estraguem essa nova conjuntura social tão especial.

Os governos estão atônitos e uma lacuna importante está se abrindo, mas é preciso saber ocupá-la.

Breno Perruci

Jornalista

Deixar um comentário