MAIS RN apresenta cronograma e pontos de atuação

rogerio mais RN

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho

Diagnóstico de oportunidade de negócios, como atrair e reter investimentos de forma sustentável e competitiva e onde concentrar recursos públicos. Esses são alguns dos pontos de atuação do projeto MAIS RN que apresentou nessa última sexta-feira (19) o cronograma de funcionamento.

Com o diagnóstico sócio-econômico e cenário de oportunidade no Rio Grande do Norte já concluído o diretor-presidente da consultoria Macroplan, Cláudio Porto, destacou a importância do estado possuir um plano como o MAIS RN. “Ter estratégia é necessário, mas não é o suficiente. O MAIS RN vai ser traduzido em duas carteiras: no setor privado terá planos de negócios e no público projetos estruturantes. O RN vai ter agora uma agenda econômica a longo prazo”, avalia.

A primeira fase de preparação apresentada pela consultoria em um estudo da realidade potiguar – que conta com mapeamento das principais potencialidades e deficiências – foi entregue ao Governo do Estado, via Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Federação das Indústrias do RN (FIERN) e aos empresários colaboradores do projeto. De acordo com a Macroplan, a primeira etapa será concluída após a análise técnica dos parceiros e em seguida será iniciado o aprofundamento nas atividades econômicas potenciais e janelas de oportunidades.

Uma segunda fase contemplará a consulta aos empresários para capturar a expectativa em relação ao desenvolvimento do estado e encontros temáticos regionais para avaliar a economia local. As informações coletadas serão traduzidas em mapas de negócios, melhores oportunidades de investimentos e sinalização das atividades com maior potencial de crescimento.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, o MAIS RN vai oportunizar os negócios no RN e os projetos ao serem incluídos em planos sinérgicos multiplicarão as chances de sucesso. “O Rio Grande do Norte precisa ter um plano de desenvolvimento pensado de maneira conjunta a curto, médio e longo prazo. Com o MAIS RN, o estado terá a integração de sua economia com projetos que garantirão o crescimento sustentável e competitivo em uma perspectiva de 20 anos”.

A definição de estratégia de desenvolvimento industrial será também um dos grandes motores de atuação do MAIS RN para favorecer a competitividade do estado no âmbito regional, nacional e global. De acordo com Claudio Porto, a estratégia de desenvolvimento do RN deverá passar por outros pontos estratégicos como: melhoria do capital humano, infraestrutura, complexo logístico com integração territorial multimodal e agenda de melhoria para as instituições públicas.

Ainda esse ano irá ao ar um portal interativo trilíngue com oportunidades e investimentos, perfil sócio-econômico e notícias. A ideia é que investidores no primeiro momento já possam ter acesso à informação qualificada e atualizada sobre a economia e fontes de negócios no Rio Grande do Norte.

Idealizado para planejar o futuro econômico do estado, a implementação e consolidação do MAIS RN acontecerá ao final de nove meses e traçará um desenho estratégico de desenvolvimento econômico para o Rio Grande do Norte no horizonte 2014-2034.

 

Deixar um comentário