Rosalba: A aprovação do empréstimo foi uma vitória do RN

8698

“Fruto de um bom projeto e da capacidade de endividamento do Rio Grande do Norte”. Foi assim que a governadora Rosalba Ciarlini recebeu a aprovação, pelo plenário do Senado Federal, do pedido de empréstimo de 360 milhões de dólares ao Banco Mundial, para serem aplicados no Projeto RN Sustentável, que tem por meta mudar, em cinco anos, o cenário socioeconômico do Rio Grande do Norte. Outros 180 milhões de dólares, que é a segunda parte do RN Sustentável, também já foram aprovados pelo Banco Mundial, totalizando 540 milhões de dólares.

No início da tarde dessa quarta-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos aprovou o relatório do senador Jaime Campos (DEM-MT) pela concessão do empréstimo. Agora à noite o plenário do Senado deu ponto final. A governadora acompanhou a votação no plenário.

Ao votar pela aprovação do empréstimo, o relator enalteceu a capacidade de endividamento do RN, classificado como Porte B. “Além do RN”, disse o relator Jaime Campos, “só cinco Estados estão classificados como Porte B.” A governadora disse que, “com o ajuste fiscal que fizemos, o Estado, que tinha uma dívida superior a R$ 1 bilhão, tem hoje uma dívida em torno de R$ 500 milhões.”

Segundo a governadora, a luta pela aprovação do empréstimo ao Banco Mundial começou logo que assumiu o Governo, “quando iniciamos um rigoroso ajuste fiscal para que o Estado tivesse condições de obter esse empréstimo.” Aliado ao ajuste fiscal, disse Rosalba, “apresentamos ao Banco Mundial um projeto, que recebeu elogios do próprio banco.”

Os investimentos contratados ao Banco Mundial, disse a governadora, “irão incentivar projetos sustentáveis de inclusão produtiva, em sintonia com o programa do Governo Federal de erradicar a miséria absoluta; de melhoria dos serviços de educação, saúde e segurança; e de modernização do processo de gestão pública.”

Rosalba disse que “o foco do projeto é o desenvolvimento sustentável. Vamos alavancar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Mas para isso, iremos contar com a participação de todos os municípios e a sociedade de um modo geral.”

Deixar um comentário