Ampliação do Sistema Adutor Monsenhor Expedito está 85% concluída

Acompanhado por técnicos do Programa Semiárido Potiguar (PSP), o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rego, visitou as obras de ampliação do Sistema Adutor Monsenhor Expedito, na manhã de quinta-feira (8). A obra que fica localizada no município de Nízia Floresta está com 85% de execução e, depois de concluída, beneficiará 220 mil pessoas. A visita técnica teve como objetivo verificar o andamento da obra.

O Sistema Adutor Monsenhor Expedito, construído pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), já possui captação de água bruta na Lagoa do Bomfim, integrada a sete poços, todos em operação, além de Estações Elevatórias e Adutoras.

Durante este processo de ampliação do Sistema Adutor, a Semarh através do PSP, programa responsável pela ampliação das obras adquiriu bens, tais como tubos, conexões e bombas. A finalidade da obra é dar um reforço hídrico em um sistema já existente garantindo o abastecimento e preservando o manancial da Lagoa do Bomfim.

Nesta fase de conclusão das obras estão sendo instalados 12 poços já perfurados, implantados o sistema de rede elétrica, além dos serviços de drenagem e urbanização. Os testes devem ser iniciados no mês de setembro e, de acordo com o cronograma de execução, o término da obra está previsto para novembro deste ano.

O investimento que está orçado em torno de R$ 30 milhões é oriundo de um convênio entre o Governo do Estado por meio da SEMARH com o Banco Mundial (BIRD) dentro do Programa Semiárido Potiguar. O Consórcio responsável pela execução da obra é formado pelas empresas PROSENG e GM, e supervisionado pela empresa TECHNE.

A obra irá contemplar 30 sedes municipais nas regiões que vão desde o litoral até o agreste. São elas: Barcelona, Boa Saúde, Bom Jesus, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Ielmo Marinho, Jaçanã, Japi, Lagoa D´Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes Pintadas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, Rui Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, São Bento do Trairí, São José de Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Sítio Novo e Tangará. Além de 230 comunidades rurais.

Deixar um comentário