LISTA:Henrique e Agripino são nomes influentes no Congresso

Por Fernando Rodrigues (Grupo Folha de São Paulo)

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou nesta terça-feira (6) sua lista dos 100 políticos mais influentes do Congresso, também conhecida como “Cabeças do Congresso”.

Henrique e Agripino: influentes

Do Rio Grande do Norte aparecem o deputado e presidente da Câmara Federal Henrique Alves (PMDB) e o senador José Agripino (DEM). O primeiro, como “articulador” e o segundo como “debatedor”.O partido com mais representantes nessa “elite” é o PT, com 26 deputados e senadores.

Em seguida está o PMDB, com 16 congressistas. Em terceiro vem o PSDB, com 12.

O ranking está diretamente relacionado ao tamanho da bancada de cada partido. O PT também é a legenda com a maior bancada na Câmara (89 deputados), seguido pelo PMDB (80) e o PSDB (49).

O Diap seleciona congressistas que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício dos seguintes atributos: negociar projetos, conduzir debates, articular interesses e formular políticas públicas.

Na definição da entidade, “são políticos capazes de, isoladamente ou em conjunto com outras forças, criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo”.

Entre os 100 nomes escolhidos, 61 são deputados e 39, senadores.

Apenas 1 é debutante na lista: o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), líder do bloco PR, PTB, PRP, PHS, PTC, PSL e PRTB. Os demais já haviam figurado anteriormente no “Cabeças do Congresso”, que está na 20ª edição.

Veja lista completa AQUI.

Deixar um comentário