Secretário da Sape defende os projetos da Emparn, em Brasília

O secretário da Agricultura, Pecuária e da Pesca, José Teixeira de Souza Júnior e o coordenador de Pesquisa em Produção Animal da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), pesquisador Guilherme Ferreira da Costa Lima, foram recebidos na última quarta-feira (14) em audiência pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves e pelo secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antônio Rodrigues Elias, para apresentação e discussão de dois projetos de grande importância para o Rio Grande do Norte.

O primeiro trata da “Reestruturação, ampliação e automatização da rede de monitoramento climático do RN”. Orçado no valor de R$ 6,5 milhões, o projeto objetiva dotar o Estado de uma rede de monitoramento em tempo real, com instalação de diversos telepluviômetros e plataformas de coletas de dados automáticas (PCDs), com vistas à modernização e maior agilidade na prevenção de fenômenos adversos, como secas, temporais e enchentes, visando à proteção da população, além do uso dessas previsões em atividades de preservação ambiental. O projeto prevê ainda a realização do zoneamento agroclimático para as principais culturas de sequeiro.

O segundo projeto, com o título de “Programa de melhoramento genético para recomposição qualitativa dos rebanhos caprino e ovino do semiárido potiguar”, tem um orçamento de R$ 9,6 milhões, para ser executado em cinco anos. O objetivo é estruturar, no Rio Grande do Norte, uma rede de multiplicação e disponibilização de material genético de caprinos e ovinos de valor comprovado.

O projeto a ser desenvolvido em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos, a Emater/RN e a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do RN (ANCOC), pretende estruturar núcleos de melhoramento de caprinos e ovinos no Estado e avaliar raças e cruzamentos em diversos níveis tecnológicos. Também pretende identificar plantéis para fornecimento de matrizes e reprodutores de alto valor genético e realizar testes de progênie com reprodutores das diversas raças.

Fonte:Assecom/Sape

Deixar um comentário