Como evitar que seu filho se torne consumista

Saiba como educar financeiramente seu filho para que ele tenha uma relação mais saudável com o dinheiro

Criança usa smartphone com televisão ligada

Criança com smartphone: Uma das dicas seria ensinar à criança que ao poupar a mesada ela pode ter mais recompensas do que ao gastar tudo de uma vez só

São Paulo – Quem tem filhos sabe que aguentar alguns “eu quero, pai” e muitos “compra, mãe” faz parte. É normal que as crianças queiram ganhar alguns presentinhos, mas é importante que os pais fiquem atentos a exageros.

Diante do excesso de estímulos publicitários a que somos expostos hoje, as crianças ficam mais propensas a ter um comportamento consumista, que pode prejudicá-las não só na infância, como na vida adulta. E para combater isso, é fundamental que os filhos sejam educados financeiramente desde cedo.

Para o educador financeiro Reinaldo Domingos, algumas atitudes que podem ser relacionadas ao consumismo na infância seriam: a criança achar que tem necessidade de ter tudo o que vê em propagandas da televisão; ficar extremamente frustrada ao não ganhar um brinquedo ou deixar o brinquedo de lado logo depois de ganhá-lo; ou não conseguir passar o mês ou semana com a mesada ou semanada dada pelos pais, pedindo mais dinheiro antes da hora.

Segundo Domingos, para resolver esse tipo de problema, os pais precisam em primeiro lugar descobrir como surgiu esse comportamento. “Alguns podem dizer que é culpa apenas da televisão ou do marketing publicitário, mas isso é um enorme erro. Os pais são os maiores responsáveis por evitar que os filhos se tornem consumistas”, diz.

Uma das principais e mais valiosas dicas para educar financeiramente os filhos é dar bons exemplos. Se os pais têm uma postura consumista, os filhos acabarão refletindo esse comportamento. Isso significa que não basta dizer aos filhos que eles não podem comprar tudo que querem, se os pais exageram nas compras a cada ida ao shopping e estouram o limite do cartão de crédito.

Familiarizar a criança com as finanças desde cedo também é extremamente importante. Em um artigo escrito para EXAME.com sobre como ensinar aos filhos o valor do dinheiro, Celina Macedo, autora do livro “Filhos: seu melhor investimento”, afirmou que os pais podem introduzir esse tipo de assunto explicando o que eles fazem para ganhar dinheiro e aproveitando a deixa para falar sobre as contas que precisam ser pagas mensalmente.

Segundo ela, também é essencial que as crianças aprendam a lidar com frustrações, pois só ouvindo “não” elas aprenderão a valorizar o “sim”. E somente dessa forma elas estarão preparadas para enfrentar as decepções com as quais irão se deparar quando mais velhas, tanto no campo financeiro, quanto pessoal.

Deixar um comentário