Governo do RN avança em negociação com Sinpol

Greve da Policia civil fot Ivanizio Ramos5

Foto: Ivanízio Ramos

O Governo do Estado apresentou ao Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte propostas para pôr fim à greve da categoria. Na reunião realizada na tarde desta terça-feira (17), foi discutida com representantes do Sindicato a pauta com pontos que contemplam a nomeação em abril de 2014 dos concursados necessários à criação da Divisão de Homicídios, convocação de 20 policiais por mês a partir de outubro até junho de 2014 e a retirada imediata dos 22 presos das delegacias de polícia, número que já chegou a 800 presos.

Além da nomeação dos novos profissionais da segurança pública, o Governo do RN publicou no Diário Oficial do Estado de hoje a efetivação de novos 19 policiais civis, dos quais três delegados, cinco escrivães e 11 agentes. Na reunião desta terça-feira, o Governo ainda propôs a aquisição de novos equipamentos de segurança, contratação de empresa para limpeza das Delegacias Regionais e da Grande Natal e revogação dos atos de cessão dos policiais afastados. A pauta apresentada pelo Executivo Estadual foi resultado de uma reunião com o Sinpol do dia 3 de setembro.

De acordo com o delegado Geral de Polícia, Ricardo Sérgio, as negociações foram positivas. “Tivemos um grande avanço na reunião de hoje e isso foi muito bom. As nomeações serão importantes e acontecerão independente de falecimentos ou aposentadorias. Com isso,  poderemos continuar com o processo de interiorização da Polícia Civil, o que demonstra a boa vontade do Estado para que haja o processo de negociação positiva”. O titular da Degepol ainda falou sobre a Divisão de Homicídios, que será criada atendendo a Grande Natal e Mossoró com uma estrutura de 17 delegados, 18 escrivães e 45 agentes.

Na reunião de hoje, participaram os secretários chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, e o adjunto da Segurança Pública, Silva Pinto; o delegado Geral de Polícia, Ricardo Sérgio; o controlador Geral e consultor Geral do Estado, Anselmo Carvalho e José Marcelo da Costa; e os deputados estaduais Fábio Dantas, Larissa Rosado e Márcia Maia.

Reestruturação do ITEP

Em Brasília, a governadora Rosalba Ciarlini participou de uma reunião com o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, na tarde desta terça-feira (17), e debateu as principais ações do Programa Brasil Mais Seguro no RN. A governadora esteve acompanhada do secretário de Estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha, e do deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves.

Na reunião, a Governadora anunciou que no dia 10 de outubro será criada uma comissão especial para reestruturar o Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (Itep), além da criação de mais unidades de delegacias específicas para investigar homicídios.

 

 

Deixar um comentário