IV Conferência Estadual de Meio Ambiente irá debater a política de resíduos sólidos

Discutir a política de enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos. É com essa temática que será realizada nesta terça e quarta-feira (3 e 4), a partir das 8 horas, a  IV Conferência Estadual de Meio Ambiente. O evento terá sede no Hotel Praiamar (Ponta Negra) e busca contribuições para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas possíveis alterações para o bem do Rio Grande do Norte.

“A questão é que até 2014 todos os lixões do Brasil devem ser exterminados”, analisa a bióloga Mary Sorage, coordenadora da Conferência. Sorage explica que o foco do evento é disseminar a política de resíduos sólidos entre os municípios e dividir responsabilidades. “O evento divide-se em quatro eixos: geração de emprego, trabalho e renda; redução de impactos ambientais; produção e consumo sustentável; e educação ambiental”, conta a coordenadora.

O objetivo da conferência é propor ações prioritárias a serem levadas para discussão na Conferência Nacional de Meio Ambiente, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de outubro em Brasília. O evento em Natal é precedido por pequenas conferências, ocorridas em seis regiões do RN, de acordo com o Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, onde cada município levantou ações relacionadas à sua realidade para serem levadas à discussão na conferência estadual. Cerca de 300 delegados, entre poder público, empresariado e sociedade civil, que estiveram presentes nas conferências regionais estarão na capital potiguar para o evento. Na conferência estadual, as 120 ideias propostas pelos delegados deverão ser reduzidas para 20 ações essenciais que serão propostas no evento nacional.

A primeira parte da conferência contará com representantes do Ministério do Meio Ambiente, Tribunal de Justiça, Secretaria de Estado do Meio ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, entre outros, que explanarão a Política Nacional de Resíduos Sólidos e qual sua implicação para o Estado do RN. Em sua segunda parte, os delegados serão divididos em grupos para selecionar as ações prioritárias, que serão levadas à plenária no evento. Na ocasião, além das 20 ações selecionadas, serão votados 30 participantes para representar o Estado potiguar na Conferência Nacional.

O evento estabelecerá uma rede de parcerias dentro do Estado do Rio Grande do Norte e proporcionará uma grande troca de experiências entre os envolvidos, que discutirão o problema mundial acerca do manejo dos resíduos sólidos. As inscrições e credenciamento da Conferência serão feitos na manhã da terça-feira, das 08 às 09 horas, no Hotel Praiamar. A Conferência será aberta à população.

Deixar um comentário