Secretário há 48 horas, Ciro já vive 1ª polêmica

Convocado por procurador da República para audiência, Ciro refugou: ‘Não tenho interesse em participar’

Empossado no cargo de secretário de Saúde do Ceará nesta quinta-feira (12), Ciro Gomes levou menos de 48 horas para produzir sua primeira polêmica. O irmão do governador Cid Gomes (PSB) questiona a competência do Ministério Público Federal para fiscalizar instituições públicas de saúde.

Em ofício datado de 10 de setembro, dois dias antes da posse de Ciro, o procurador da República Oscar Costa Filho convocara o secretário de Saúde para uma audiência pública. No encontro, planejava discutir um problema detectado pela Procuradoria no Ceará: não há equipamentos de eletrochoques nas instituições públicas de saúde mental do Estado.

Ao tomar conhecimento da convocação, Ciro respondeu por escrito. Anotou no texto que o Ministério Público Federal não tem “competência institucional” para dirigir a notificação ao secretário de Saúde. E emendou: “Comunico que não tenho interesse em participar da referida reunião.”

Nesta sexta (13), o procurador Oscar Filho guindou o novo secretário ao topo do ranking dos problemas de saúde no Ceará. Lamentou que Ciro se recuse a dialogar. “Não precisávamos de mais esse problema, porque as dificuldades já são grandes”, disse. Pretende “tomar providências”. Classificou o desinteresse de Ciro pelo diálogo, como “o maior problema de saúde pública do Ceará.”

Na véspera, ao tomar posse, Ciro sinalizara que será na secretaria de Saúde do governo do irmão 100% Ciro. Disse ter recebido “ordens” para acabar com o “piscinão” do Hospital Geral de Fortaleza. Piscinão é o apelido do depósito de doentes que funciona, em regime de tumulto permanete, no saguão de entrada do hospital.

Vale a penas ouvir Ciro Gomes sobre seu plano de ação contra as humilhações impostas aos doentes pobres do Ceará: “Vou acabar com o piscinão do HGF em 90 dias porque tenho costas largas. Não tenho rabo preso, na minha munheca ninguém mexe. Vou aguentar Ministério Público, liminar, o que vier.” Abaixo, imagens do piscinão (aviso: pessoas com estômago fraco devem evitar a peça).

Fonte:Blog do Josias de Souza

Deixar um comentário