Sesap reúne médicos e gestores dos municípios contemplados no Programa Mais Médicos

foto  8

Na manhã desta terça-feira (17), médicos, técnicos e gestores da Saúde Pública do Rio Grande do Norte se reuniram no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, no segundo dia de atividades da semana de acolhimento dos profissionais que atuarão no Programa Mais Médicos. A programação foi iniciada na segunda-feira (16) e segue até sexta-feira (20).

Estavam presentes no evento o secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca; o secretário adjunto da Saúde Pública, Marcelo Bessa; médicos que irão atuar no Programa Mais Médicos; secretários de saúde dos municípios que foram contemplados; além da equipe de técnicos da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Para o coordenador da CPS, Júnior Azevedo, o apoio dado pela Sesap é fundamental dentro do entendimento da atenção primária como tripartite. “Esse papel de acolhimento do Estado é fundamental. Nosso objetivo é acolher, capacitar, orientar e estar junto aos profissionais nesse momento. Essa semana é importante porque estamos trazendo esses médicos que já passaram por treinamento em outras capitais, mas agora estão conhecendo a realidade do SUS local, por isso vamos apresentar a eles uma contextualização da saúde do Estado, nossos principais agravos, além das ações básicas que o médico de saúde da família e sua equipe devem realizar”, disse.

O secretário Luiz Roberto Fonseca ressaltou a importância do Mais Médicos e das atividades de acolhimento dos profissionais promovidas pela Sesap, com apoio do Ministério da Saúde. “O Estado tem esse papel de norteador das ações junto aos municípios e a responsabilidade de ajudar, co-financiar, co-gerir e dar esse apoio institucional. O Programa é fundamental, porque a deficiência na assistência básica reflete em uma piora da qualidade da assistência em saúde da população como um todo, em um processo de agonização das patologias crônicas, ao não investimento na prevenção, o que culmina com a ‘ambulancioterapia’ e a necessidade da assistência hospitalar, que é de responsabilidade do Estado”, afirmou o secretário.

O município de Riacho de Santana, com cerca de 4.600 habitantes, tem duas equipes do Programa de Saúde da Família que atuam sem a presença do profissional médico. Após a adesão do município ao Mais Médicos, as equipes estarão completas. “A expectativa é grande e nós, gestores, estamos torcendo para que o Programa venha realmente diminuir os problemas relacionados à atenção básica”, disse o prefeito Jessé Dantas de Freitas. O município, localizado no Alto Oeste, irá receber o casal de médicos cubanos Rafael Lozano e Raquel Grille. Raquel declarou estar entusiasmada com a oportunidade. “Estou emocionada. Já soube que a população de Riacho de Santana é muito carente e que está muito agradecida”, disse.

Para quarta-feira (18) está prevista a apresentação das Áreas Técnicas da Atenção Básica (Saúde da Criança, do Idoso, da Mulher, do Homem, Saúde Mental, Saúde Bucal, Alimentação e Nutrição e Práticas Integrativas e Complementares). Na quinta-feira (19) será abordada a situação epidemiológica do Estado e as ações de vigilância em saúde, além da assistência farmacêutica. A programação se encerra na sexta-feira (20) com um treinamento sobre o sistema Telessaúde. Nos dias seguintes os médicos seguirão para os municípios, onde permanecerão por alguns dias conhecendo as realidades locais.

Fotos: Cassilda Leal

Deixar um comentário