Agripino sai em defesa dos CRMs na emissão de registros do Mais Médicos

Agripino Plenário ontem 16.10

Defensor de que somente os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) são autorizados a emitir o registro provisório para os profissionais do Mais Médicos, o líder do Democratas no Senado, José Agripino, apresentou requerimento de destaque durante a votação, na noite dessa quarta-feira (16), no plenário, do projeto de lei de conversão (PLC 26/2013) que institui o programa. Depois de fazer duras críticas, o democrata pediu a supressão dos dois parágrafos que autorizavam o Ministério da Saúde a também emitir o registro provisório. O parlamentar considerou a medida uma afronta aos CRMs de todo o Brasil.

 “Ajudar a levar médicos para o interior do país, eu voto a favor, tem meu total apoio. Agora, humilhar os Conselhos Regionais de Medicina, eu não apoio e não posso contribuir com isso”,disse o senador. Segundo o parlamentar potiguar, assim como os advogados estão submetidos à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os engenheiros ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), o único órgão competente para emitir os registros dos médicos é o CRM.

  “Somente o CRM tem o direito de atestar o registro de um médico que se propõe a salvar vidas no Brasil. Afinal, os Conselhos Regionais de Medicina respondem pela qualidade desses profissionais da saúde”, frisou o líder.

 Submetido a votação nominal, o requerimento recebeu 42 votos contrários e 15 favoráveis. O texto mantido estabelece que apenas a fiscalização do trabalho dos participantes do programa continuaria sendo feita pelos CRMs, e os médicos estrangeiros participantes do programa não poderão exercer a medicina fora das atividades do Mais Médicos.

Deixar um comentário