Baía Formosa pode receber novo Parque Tecnológico no Estado

Rogério

O município de Baía Formoso pode se transformar em sede, no futuro, de mais um Parque Tecnológico no Rio Grande do Norte. Representantes de um grupo da Polônia se reuniram esta semana com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, responsável pela iniciativa. Agora, estão em andamento os estudos para a implantação do projeto.

A cidade é conhecida por ter a maior reserva de mata atlântica preservada do RN e por sua grande biodiversidade. O município também possui boas condições para pesquisa sobre energia eólica e solar, além de contar a seu favor a proximidade com o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

A ideia do grupo é replicar modelos de Núcleos Avançados de Educação baseado na experiência já existente do Parque Tecnológico da Bio-Rio instalado no Rio de Janeiro. Com isso, a expectativa é promover a atração de centros de pesquisa e empresas de base tecnológica, além da promoção de oportunidades em setores com foco na maricultura, explorando atividades de pesca esportiva, lazer, criatórios e turismo.

O Parque Tecnológico de Baía Formosa propõe também desenvolver atividades na área de energias renováveis, engenharia ambiental, biotecnologia e nanotecnologia. Além de outras ações como a construção de um condomínio residencial e de um Eco-resort Turístico.

O próximo passo para a concretização do projeto será a assinatura do Protocolo com o Governo do Estado, universidades e as entidades de representação empresarial. A previsão é que no dia 11 de outubro seja apresentada a proposta para apreciação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia.

“A instalação do Parque Tecnológico é uma ação importante, pois visa oferecer melhores oportunidades de trabalho, capacitando profissionais e movimentando ainda mais a economia, dando visibilidade para o Estado no cenário nacional. O objetivo é integrar as atividades, onde educação, moradia e trabalho possam andar de mãos dadas”, disse Rogério Marinho.

Também estiveram presentes na reunião o prefeito de Baia Formosa, Nivaldo Melo, o representante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Marciano Furukava, o representante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Kleber Cavalcante e a gerente de negócios da Fundação Bio-Rio, Kátia Aguiar.

 

Deixar um comentário