Comércio incendiado no RN não tinha autorização para venda de fogos

Incêndio gerou uma série de explosões em estabelecimento de Nova Cruz.
Sem vítimas feridas, chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros.

Estabelecimento ficou destruído após explosões em Nova Cruz (Foto: Sarah Lourenço)

Do G1 RN

O comércio onde aconteceu um incêndio seguido de explosões nesta terça-feira (15) na cidade de Nova Cruz, a pouco mais de 90 quilômetros de Natal, não tinha autorização para comercializar fogos de artifício. A informação é do tenente Luiz Gonzaga Fernandes, coodenador de serviço da Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (Ceged).

“A norma de prevenção do Estado prevê que toda casa comercial, até mesmo a mais simples, possua o atestado de vistoria do Corpo de Bombeiros”, conta o coordenador. Sobre a venda de explosivos especificamente, o tenente Gonzaga acrescenta que uma portaria do Exército Brasileiro regulamenta o comércio no Brasil.

O estabelecimento onde se originaram as chamas era uma mercearia que vendia bebidas e fogos de artifício. Para o Corpo de Bombeiros, o incêndio poder ter sido causado pelos explosivos no local. “O botijão de gás foi atingido e as chamas se espalharam. O que tinha de fogos de artifício foi explodindo”, explica.

Incêndio foi combatido com carros-pipa antes da chegada dos bombeiros em Nova Cruz (Foto: Sarah Lourenço)Incêndio foi combatido com carros-pipa antes da
chegada dos bombeiros (Foto: Sarah Lourenço)

Para o coordenador de serviço do Ceged, em uma cidade onde não há unidade do Corpo de Bombeiros próxima, como é o caso de Nova Cruz, é ainda mais difícil os estabelecimentos comerciais cumprirem as normas de segurança.

O Corpo de Bombeiros contabilizou dois imóveis atingidos, a mercearia e um comércio que funcionava ao lado. Segundo o major Genílton Tavares, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, “as pessoas que estavam nos imóveis saíram após as primeiras explosões”.

Como a cidade não possui brigada de incêndio, policiais militares e voluntários utilizaram carros-pipa para controlar as chamas enquanto o Corpo de Bombeiros não chegava ao local. As quatro pessoas que estavam no estabelecimento onde se originou o incêndio deixaram o local. Entre elas estava o proprietário do comércio, que não foi localizado até o momento.

Incêndio aconteceu na região do Alto de São Sebastião, no centro de Nova Cruz (Foto: Duda Xuá)Incêndio aconteceu na região do Alto de São Sebastião, no centro de Nova Cruz (Foto: Duda Xuá)

Deixar um comentário