Governo do RN determina ponto facultativo nesta sexta-feira

Feriado dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu será comemorado nesta quinta.
Determinação será publicada no Diário Oficial.

Do G1 RN

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte vai decretar ponto facultativo nesta sexta-feira (4) em todas as repartições públicas. A determinação será publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (3), data do feriado estadual dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.

O feriado estadual é uma referência a 3 de outubro de 1645, data em que pessoas foram dizimadas por resistirem à invasão holandesa no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. As vítimas foram condenadas pelo crime de amor à pátria. Elas foram levadas em jangadas pelo estuário do rio Potengi para o local destinado ao sacrifício. Poucos sobreviveram à chacina. Entre os fatos mais cruéis deste acontecimento histórico está a morte do camponês Mateus Moreira. Ele teve o coração arrancado pelas costas.

Em reconhecimento ao feito dos Mártires de Uruaçu, em 16 de junho de 1989 o processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé. Em 21 de dezembro de 1998 o papa João II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos.

A celebração de beatificação aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000. A cerimônia religiosa foi presidida pelo papa João Paulo II. No Local do Massacre foi erguido o Monumento dos Mártires em memória dos Bem-Aventurados. O espaço é aberto aos turistas e religiosos, e a cada mês de outubro recebe centenas de fiéis de todas as partes que acompanham as celebrações e festividades em homenagem aos mortos.

Em homenagem ao morticínio, foi erguido um monumento na localidade de Uruaçu, próximo aonde ocorreu o martírio, denominado ‘Monumento aos Mártires’, que foi inaugurado no dia 05 de dezembro de 2000 com a presença de aproximadamente 15 mil pessoas, incluindo diversas autoridades eclesiásticas e governamentais.

Deixar um comentário