Rebanho do RN tem terceira maior queda do Nordeste, diz IBGE

Seca no Rio Grande do Norte (Foto: Canindé Soares)

RN teve a terceira maior redução no rebanho bovino do país (Foto: Canindé Soares)

O rebanho do Rio Grande do Norte caiu, em 2012, 18,1% em relação ao ano anterior. De acordo com a pesquisa Produção da Pecuária Municipal (PPM), divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a seca foi a principal causa na queda, a terceira maior do Nordeste, atrás apenas da Paraíba (28,6%) e Pernambuco (24,2%).

De acordo com o IBGE,  o problema foi causado pelo aumento do preço de insumos, como milho e soja, que afetou a produção de ração animal. No estado, houve queda em todos os  portes de rebanho. As maiores variações negativas foram do rebanho bovino, que caiu 18,1%,  vacas ordenadas com queda de 17,16% e codornas, que teve diminuição de 14,6%. Já a produção de mel de abelha foi a mais afetada pela seca. Enquanto em 2011 a produção foi de 904 mil quilos, a de 2012 foi de 406 mil quilos, uma negativa de 55,1%.

A queda no RN seguiu a de todo o país, com exceção do efetivo de codornas, que caiu no estado, mas teve um aumento de 5,6% no país, concentrando, principalmente, em São Paulo, que responde por 51,1% do total.

Fonte: Tribuna do Norte

Deixar um comentário